Polo de Santa Helena tem aula inaugural

Por em 2 de maio de 2012

Na semana passada, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa Darcy Ribeiro realizou, no Polo de Santa Helena, que engloba os municípios de Turiaçú, Turilândia e Santa Helena, a Aula Inaugura referente ao primeiro semestre de 2012.

Participaram da solenidade o reitor José Augusto Silva Oliveira; a prefeita de Santa Helena, Helena Maria Lobato Pavão; a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim; a secretária de Educação de Santa Helena, Gilvanda Barros Roland, o presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Lourenço de Abreu, e o coordenador do Polo de Santa Helena, Jairo Ferraz.

Na oportunidade, Jairo deu boas vindas ao público presente e disse aos alunos, que educação é tudo na vida de uma pessoa.

Na sua fala, a professora Andrea Azevedo explicou que é através do Programa que a Uema tem a possibilidade de encontrar o seu objetivo, que é levar a educação de qualidade a todo Estado.

O vereador Antonio Lourenço de Abreu enalteceu a iniciativa da Universidade, lembrando que “antes um jovem para se graduar precisava se deslocar da cidade para outro centro, mas, hoje, com a presença da Uema e o apoio da Prefeitura, realiza seu sonho sem sair do seu local de origem”. Ele acrescentou também que “educação é o caminho para salvar uma nação”.

Conforme mencionou a secretaria de Educação, Gilvanda Barros, cada aluno tem uma história de vida e, muitas delas, cheias de dificuldades. Contudo, ressaltou ela, “desde que se iniciaram as aulas eles não são mais os mesmo, podemos ver algo diferente, pois todas as bases da vida precisam passar pela educação”.

A prefeita Helena Maria Lobato Pavão, parabenizou os alunos pela aprovação no vestibular e falou da parceria realizada com a Universidade Estadual.

O professor José Augusto Silva Oliveira falou da importância das prefeituras em voltar seu olhar para a educação, pois ela é a mola propulsora do desenvolvimento humano e social. E afirmou que, por meio do Programa Darcy Ribeiro, é possível qualificar grandes profissionais para o Estado do Maranhão.

Para a aluna de biologia, Deuzilene Ferreira Frazão, a instalação do Darcy Ribeiro na cidade é a realização de um sonho, pois sempre quis cursar uma universidade, mas nunca tinha tido oportunidade. Ela afirma que irá se dedicar muito e mergulhar de cabeça nos estudos, apesar de todas as dificuldades que poderá enfrentar.

Após a solenidade, todos se deslocaram para as instalações do Polo do Programa, onde houve o descerramento da placa de inauguração.