Professor da Uema apresenta artigo em Coimbra

Por em 17 de maio de 2012

O professor Fernando Lima de Oliveira, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), apresentou um artigo na 11ª Conferência Internacional de Combustão e Utilização de Energia (International Conference on Combustion and Energy Utilization) – ICCEU 2012, em Coimbra (Portugal).

O artigo é parte da pesquisa do seu trabalho de doutorado e trata sobre uma nova tecnologia conhecida como Combustão sem Chama Visível (Combustion Flameless).

Segundo o professor e pesquisador, Fernando Oliveira, o trabalho consiste no estudo de uma técnica de combustão (diferente da combustão convencional) em que, durante o seu funcionamento, não ocorre à presença de uma chama visível.

As principais vantagens apresentadas pela Combustão Flameless são: redução simultânea da emissão de poluentes, tais como o Óxido de Nitrogênio (NOx ) e Monóxido de Carbono (CO), redução do consumo do combustível, elevada eficiência térmica e temperatura uniforme na região de combustão. Esta tecnologia é considerada recente (descoberta nos anos 90) e pouca compreendida; contudo, tem sido bastante estudada por vários pesquisadores, principalmente pelos europeus. O estudo da aplicação deste regime tem sido direcionado para fornos industriais metalúrgicos e também para câmaras de combustão aeronáuticas.

Para execução deste trabalho, foi projetado e construído um modelo específico de câmara de combustão e de um queimador de escala laboratorial, que atendesse aos requisitos de operação deste regime. A bancada experimental está montada no Laboratório de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (São José dos Campos – SP).

Durante os experimentos, usou-se como combustível o gás natural (metano) e como oxidante o ar pré-aquecido. Nesta primeira etapa, o pesquisador mostrou que o projeto foi capaz de atender os requisitos de funcionamento da técnica e, além disto, possibilitou a redução significativa de poluentes.

Novas etapas do projeto e outros resultados foram aprovados e serão apresentados posteriormente no Congresso Internacional (Hefat 2012), em Malta (Europa), no mês de julho, e no Congresso Nacional (Encit 2012), no Rio de Janeiro, em dezembro.