Professoras da Uema coordenam o ?Projeto Trilhas? no Maranhão

Por em 8 de maio de 2012

As professoras Conceição de Maria Neiva Pacheco e Heloisa Cardoso Varão Santos estão representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no “Projeto Trilhas”, coordenando o Encontro de Formadores Estaduais, que teve início ontem (07), e finalizando sua primeira etapa hoje (08). A continuidade está prevista para a próxima semana (dias 15 e 16), no Hotel Luzeiros, em São Luís.

O lançamento do Projeto no Maranhão conta com a presença de dois técnicosde cada Secretaria dos 79 municípios do estado que aderiram ao “Projeto Trilhas”.

O Projeto Trilhas, que está alinhado com o Plano de Metas Todos pela Educação, é uma Rede de Ancoragem, desenvolvido a partir de uma parceria do Instituto Natura, Comunidade Educativa (Cedac) e o Ministério da Educação. Compreende um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.

Os participantes da formação, que são os representantes de Secretarias Municipais de Educação, professores e técnicos terão a responsabilidade de repassar o conhecimento adquirido para os professores de sala de aula que trabalham com turmas do 1° ano do Ensino Fundamental, público alvo do “Trilhas”.

Segundo a professora Heloísa Varão, “o Projeto visa alcançar dois eixosessenciais, desenvolver a leitura e a escrita dos alunos e realizar a formação continuada”.

O material elaborado será distribuído em escolas públicas e contará com o apoio de uma Rede de Ancoragem Nacional, que auxiliará sua implementação, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada.

O Projeto será realizado em todas as capitais brasileiras e envolverá 3.300 municípios, 72.051 escolas, 140 mil professores, e serão beneficiados três milhões de alunos. O Trilhas apresenta um kit com materiais como cadernos pedagógicos, caderno de jogos e CDs, para serem utilizados em sala de aula.

O projeto tem a intenção de contribuir para o processo de ensino aprendizagem das crianças com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas. Busca, ainda, estimular as crianças para que se transformem em verdadeiros usuários da leitura e da escrita.