Professores da Uema participam de Seminário no Rio Grande do Sul

Por em 2 de maio de 2012

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professora doutora Zulene Muniz Barbosa e os professores doutores Protásio Cezar dos Santos e Alessandro Silva Costa participaram do Seminário de estruturação do Observatório do Desenvolvimento regional (OBSERVA – DR) realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

O evento reuniu vários representantes de programas de pós-graduação vinculados ao Comitê de Planejamento Urbano Regional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e contou com a presença do coordenador e sub coordenador de área, do professor doutor Rainer Randolph (IPPUR-UFRJ) e do professor doutor, Ivo Theis (PPDSR/FURB).

Na oportunidade, foi discutida a forma de gestão, estrutura e funcionamento do Observatório, em conjunto com programas de pós-graduação em desenvolvimento, sendo que os encaminhamentos finais do Seminário apontaram para uma agenda de pesquisa a ser implementada pela rede de programas e instituições envolvidos. Esse processo de construção ficará, também, a cargo dos núcleos estaduais, que deverão ser constituídos e estruturados pelos programas de pós-graduação.

Os programas de pós-graduação integrarão à rede de pesquisa que envolverá instituições governamentais e não governamentais voltados para a temática do desenvolvimento. O principal objetivo é promover a cooperação e o intercâmbio científico através de ações articuladas de pesquisa e extensão, referentes ao campo do desenvolvimento regional.