Provas para cursos técnicos a distância da Uema serão neste domingo


Por em 18 de maio de 2012



O processo seletivo para cursos técnicos a distância da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), acontecerá neste domingo, dia 20, das 14 às 17h, em 18 municípios maranhenses. O candidato deve acessar o site www.uema.br/pacep2012 e imprimir sua confirmação de inscrição, onde consta o local da prova. Este deve chegar com uma hora de antecedência, munido de documento de identificação com foto. 

Na ocasião, o Uemanet terá uma equipe para receber de forma acolhedora aqueles candidatos com necessidades especiais. Os portadores de deficiência auditiva serão acompanhados por especialistas na linguagem de libras, ledores e empresta mão. Já

aqueles com dificuldade de locomoção, terão à sua disposição equipamentos necessários para a execução das provas, bem como as lactantes receberão atendimento diferenciado. A ação acontecerá tanto na capital quanto no continente.

É, claro, que acolher a diversidade de indivíduos e contar com professores preparados para a inclusão! Eis o grande desafio. “Entendemos que é urgente a necessidade de rupturas de velhos paradigmas de uma educação padronizada, com visão homogênea de alunos classificados segundo padrões de normalidade. Uma educação que segrega e exclui aqueles que não se enquadram aos padrões estabelecidos unilateralmente. Pois o que se pretende com tais mudanças é uma pedagogia centrada no aluno que, por sua vez, suscite a construção de uma sociedade que respeite a dignidade e as diferenças humanas”, disse a coordenadora de necessidades educacionais especiais do PACEP/2012, Profª Ivone das Dores de Jesus, mestranda em Educação Especial.

A coordenadora está entrando em contato com todos os candidatos, que solicitaram atendimento especial, com o intuito de conhecer a fundo a realidade de cada um e de fazer com que a pessoa se sinta acolhida pela Universidade. Uma forma de mostrar que eles também são importantes. “Acreditamos que a inclusão no ambiente educacional é essencial para o fortalecimento da dignidade e exercício dos direitos humanos”, destaca a professora. E completa: “As universidades precisam assumir de forma cada vez mais efetiva o seu papel de formadoras de profissionais de ensino para atuar frente à diversidade do aluno nos diversos níveis de ensino”.

 

 



Últimas Postagens