Santa Luzia recebe aula inaugural do Darcy Ribeiro/UEMA

Por em 11 de maio de 2012

Na tarde de quinta-feira (3), a Universidade Estadual do Maranhão(Uema) por meio do Programa Darcy Ribeiro realizou a aula inaugural no Polo de Santa Luzia ministrada pela coordenadora acadêmica do Programa, professora Mestre Lígia Almeida.

Estavam presentes na solenidade, o Prefeito de Santa Luzia, Marcio Leandro Rodrigues, o Pro-Reitor de Planejamento da Uema, Antonio Pereira e Silva, representando o Magnífico Reitor José Augusto Oliveira, O vice-prefeito, José dos Reis Lima, o Secretário de Governo, Oséias Rodrigues, a Secretária Adjunta de Educação de Santa Luzia, Iranilde Lima Queiroz, a coordenadora acadêmica do Programa, Lígia Almeida e a coordenadora do Polo de Santa Luzia, Rosa Maria Cruz.

Na ocasião, o Pro-Reitor, Pereira, entregou ao Prefeito, Marcio Rodrigues, o termo de cooperação técnica que firma a parceria da Uema com a Prefeitura e estabelece as responsabilidades das partes.

A aula proferida pela professora Lígia Almeida, com o tema “O Programa Darcy Ribeiro/UEMA e a formação docente: expectativas e desafios para os cursos de Licenciatura”  oportunizou aos alunos o conhecimento da estrutura e funcionamento da Universidade e do Programa, além da compreensão do papel social enquanto futuros educadores, estimulando-os a serem agentes transformadores com novas atitudes, ideias e inovações no campo pedagógico e profissional.

“É importante que estejamos dispostos a participar do processo de aprendizagem. Portanto, busquem além da teoria desenvolver trabalhos e pesquisas. Aproveitem para fazer novas descobertas em seu município, que é um campo de pesquisa fértil para construir novos estudos e caminhos em suas áreas”, pontuou Lígia.

O Pro-Reitor, Pereira, deu as boas vindas aos novos acadêmicos, falou sobre a presença da Universidade em vários municípios do Estado e destacou a necessidade da formação de novos professores diante da lacuna deficitária destes profissionais e que o Darcy Ribeiro vem contribuir para preenche-la.

O Prefeito, Marcio Rodrigues, enfatizou a satisfação da implantação do Programa. “Agora temos a oportunidade de construir e aprimorar a educação em Santa Luzia e essa conquista foi viabilizada graças a parceria realizada entre a Prefeitura e a Uema. Com a capacitação e a formação de professores certamente teremos um futuro melhor em nosso município”, afirmou.

A acadêmica do curso de química, Ana Paula Gomes Ribeiro, declarou “Eu tinha um sonho de fazer um curso superior, eu acreditei e essa oportunidade chegou através do Darcy Ribeiro. E mesmo diante de tantas dificuldades e desafios que sei que irei enfrentar não vou desistir de realizá-lo”.

Inauguração do Polo

No evento também foi inaugurado o Polo de Ensino Superior de Santa Luzia, construído especialmente para sediar o funcionamento do Programa Darcy Ribeiro atendendo aos requesitos necessários descritos no convênio. O descerramento da placa foi feito pelo prefeito e pelo pro-reitor, ao lado da coordenadora do Polo e do secretário de Governo.

O Polo de Santa Luzia possui os cursos de Ciências (Química, Matemática e Biologia), História e Letras. Atendendo a comunidade dos municípios de Santa Luzia,  Alto Alegre do Pindaré e Tufilândia.