Secretária de Igualdade Racial visita a Uema

Por em 20 de maio de 2012

O vice-reitor Gustavo Costa recebeu em audiência, na tarde de quinta-feira (17), a secretária de Estado de Igualdade Racial(Seir), Claudett Ribeiro.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados de parcerias e ações da Seir e discutida uma pauta de ações das duas instituições, tais como a realização de oficinas que tratem da questão étnica racial e o acompanhamento do Sistema de Cotas no âmbito da Uema. Um convênio entre a Seir e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) existe desde 2010, firmado com a proposta de estágio curricular para alunos cotistas.

Também foi apresentado durante a reunião, o edital de inscrição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic –Af), encabeçado pelo CNPq e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O prazo final para inscrição de projetos é 25 de maio.

De acordo com a secretária Claudett, as parcerias são muito importantes e no caso da Uema “ações conjuntas como o levantamento da produção dos estudantes na área étnicas raciais, uma proposta de acompanhamento para verificar como estão os alunos cotistas negros. E considerando a assimetria que existe, entre alunos que vem de diferentes escolas, há uma necessidade de ações afirmativas para que eles sejam capazes de acompanhar, para que venham a sair da universidade e serem incluídos de uma forma exitosa no mercado de trabalho”.

O professor Gustavo Costa ressaltou a disposição da Uema em ampliar a parceria já existente com a Seir. Disse o vice-reitor “As questões étnico raciais estão em debate que está na agenda social do Brasil. A sociedade brasileira é permeada de distorções históricas, de natureza social, racial, econômica. Um dos papéis da universidade é contribuir para

o equacionamento das desigualdades de toda ordem”. E finalizou “estamos todos imbuídos desse espírito e, por isso, recebemos a visita da Seir com grande satisfação, mas também com exacerbado senso de responsabilidade. A Uema pretende ampliar o leque de ações dentro dessa parceria já existente e contribuir com todas as suas possibilidades para cumprir sua missão social”.

Estiveram presentes ainda, o secretário adjunto da Seir, Raimundo Borges e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio de Carvalho.