Semana de Geografia do Cesi recebe pesquisa da USP

Por em 9 de maio de 2012

Terminou na última sexta-feira, 04, a VII Semana de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o tema “Os impactos dos novos capitais na região sul maranhense”. O evento, que tem a coordenação do Centro Acadêmico de Geografia e do Laboratório de Cartografia e Ensino (LabCartE), contou com 06 minicursos e com a apresentação de 25 trabalhos na área de Pesquisa e Extensão em Geografia.

Um dos pontos altos da Semana foi a conferência de abertura ministrada pela professora doutora Marta Inês Medeiros Marques, da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do CNPq na área de Geografia Agrária, a professora estuda os efeitos sociais, econômicos e ambientais da expansão das atividades industriais da empresa Suzano Papel e Celulose.

De acordo com o coordenador do Cesi, professor Expedito Barroso, “essa é a primeira vez que a professora Marta veio a essa região do estado onde há um crescimento expressivo das atividades da empresa, com investimentos de mais de 3 bilhões de reais”. No decorrer do evento, com alguns docentes e representantes da Suzano, ela visitou o local onde está sendo construída a fábrica de beneficiamento de celulose e iniciou uma parceria com a Uema com objetivo de realizar estudos na área.

Outro momento que chamou a atenção dos participantes, de acordo com Expedito Barroso, foi a conferência de Gestão Ambiental, ministrada pelo professores Luis Carlos Araújo dos Santos e Ivaneide Oliveira Nascimento.

A VII Semana contou com a participação de todos os professores do Curso de Geografia do Cesi, seja como conferencistas, mediadores de minicursos, moderadores ou facilitadores de grupos de vivência.