Técnicos da Embrapa visitam Campo Experimental da Uema

Por em 30 de maio de 2012

Fotos: Wagner MoreiraCom o intuito de conhecer uma série de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), uma equipe da Embrapa Cocais visitou, na manhã desta quarta-feira (30), o Campo Experimental da Uema, localizado na Fazenda Escola de São Luís (FESL).

Durante a visita, o chefe adjunto de administração da Embrapa Cocais, Eugênio Celso Emérito Araújo, e mais oito técnicos da empresa foram ciceroneados pelo professor Hamilton Jesus Santos Almeida, coordenador do Núcleo de Biocombustíveis da Uema (UemaBio).

Na oportunidade, Hamilton Almeida apresentou aos visitantes algumas unidades de validação de tecnologia implantadas no local, a exemplo da UVT de Dendê. Nessa, encontram-se mudas de vinte e quatro variedades de dendê compactas e não-compactas, doadas pela BioVale.

Coforme o coordenador do UemaBio, “com essa UVT o que se pretende é avaliar e caracterizar o cultivo do dendê no Estado, a partir do conhecimento tecnológico inovador e do desenvolvimento de tecnologia aplicada ao processo de produção de mudas”, disse.

Outro experimento apresentado aos técnicos da Embrapa foi o Jardim Clonal de Pinhão Manso da universidade. Medindo meio hectare, o espaço contém cultivares de pinhão manso de alta produtividade importadas das regiões de Minas Gerais e São Paulo.

Sobre este trabalho, Hamilton explicou que faz parte do Programa São Luís-Bio, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, cujo objetivo é produzir bio-combustível para ser usado na mistura do óleo diesel.

A visita dos pesquisadores da Embrapa durou cerca de três horas, tempo suficiente para conhecerem também as UVTs do Sorgo Sacarino e da Progênies de Mamona, além do Jardim Clonal de Cajueiro Anão Precoce. A ocasião serviu ainda para tratar de parcerias de cooperação técnica científica entre as duas instituições.