Uema assina Acordo de Cooperação com a Fapema

Por em 9 de maio de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), reuniu-se, no Palácio Henrique de La Rocque, na tarde desta terça-feira (08), com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico (Fapema) e representantes das Instituições de Ensino Superior (IES), Ufma, Ifma e Uniceuma, para a assinatura de um acordo de cooperação.

A solenidade foi presidida pela diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, e contou com a presença do secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Osvaldo Ronald Saavedra; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Candanedo Guerra; do coordenador de Pesquisa, William da Silva Cardoso e da coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Chaves Miranda, entre outros.

A Fundação repassou às IES a gestão das cotas de bolsas para mestrado, doutorado e iniciação cientifica. Agora, são as universidades que definirão a quantidade de bolsas que irão disponibilizar para cada programa de pesquisa, uma vez que são elas que melhor conhecem a necessidade de cada programa.

Segundo o pró-reitor Porfírio Guerra, “Esse acordo vem satisfazer os nossos anseios de cumprir as demandas dos níveis de pós-graduação e iniciação científica. O que vem fortalecer os programas da PPG. Nós temos a Fapema hoje como uma grande parceira. Queremos ressaltar a seriedade da professora Rosane Nassar e do Governo do Estado, bem como, a presença muito forte da secretária Olga Simão”, destacou o professor.

A presidente Rosane Guerra explica, “a ideia é que fique institucionalizada uma parceria já existente, mas que não havia um instrumento legal que resguardasse essa forma de concessão. Conforme a professora, “o interessante é que o acordo proporciona maior plasticidade e otimiza a utilização dos recursos destinados às bolsas, no momento em que é permitido a própria instituição fazer, não só as inscrições, como também a seleção e o acompanhamento dos bolsistas”.

Oferta de bolsas – Durante sua apresentação, a diretora da Fapema mostrou que neste primeiro quadrimestre do ano já foram outorgadas 2.655 bolas, sem incluir os editais de extensão, de inovação tecnológica, de apoio técnico e o de mestrado e doutorado fora do Estado. A grande maioria das bolsas outorgadas se refere à modalidade Iniciação Cientifica – uma media de 330 bolsas/mês.

Em 2011, a Fundação concedeu mais de 8 mil bolsas; investiu cerca de 13 milhões na formação de recursos humanos e no fomento à pesquisa; avaliou mais de mil solicitações, submetidas aos editais já julgados. Foram também estimuladas ações de inovação, que contribuiram para manter estável o número de patentes depositadas no Estado, em torno de 18 por ano, que resultou, entre 2009 e 2011, no depósito de 53 patentes.