ABRUEM garante parcerias com entidades alemãs

Por em 15 de junho de 2012

O terceiro dia (13/06) de visitas da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) na Alemanha foi marcada por visitas a órgãos de fomento ao intercâmbio de alunos e a Universidade de Bonn.

A comitiva brasileira foi recebida pela direção do  Deutscher  Akademischer Austausch Dienst (DAAD) na figura da doutora Martins Juliane Schulze (Chefe da Divisão da  África/Atin American) e doutor Michel Eschwwiler (Diretor do Departamento Latino Americano).  O DAAD é formado por 236  universidades alemãs e 124 organizações de estudantes, além disso possui um escritório no Rio de Janeiro, um Centro de Informações em São Paulo e uma agência Alemã para o Programa de Mobilidade Acadêmica.

Por meio da visita foi possível garantir o apoio total do DAAD ao Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal. Novos editais para bolsas de mobilidade na Alemanha serão abertas no segundo semestre de 2012. Até 2015, a previsão é que sejam disponibilizadas 10.000 vagas para intercambistas. Os interessados em se cadastrar no Programa Ciência Sem Fronteiras podem acessar o portal www.csf-Alemanha.de. Graças também ao encontro, foi possível perceber a necessidade de informar ao DAAD o nome dos alunos das Instituições de Ensino Superior brasileiras filiadas a ABRUEM via CNPQ. Cada aluno deve se inserir na Plataforma do DAAD com urgência.

As atividades desse terceiro dia também foram marcas por uma Reunião com o Conselho de Reitores Alemães ( HRK). O doutor Tomas Kathofer (Generalsekretar) e a doutora Íris Danowski M.A. (Referatsleiterin   Europa  und Lateinamerika) deram as boas vindas aos representantes brasileiros. Com uma proximidade de trabalho com a ABRUEM, a meta principal do HRK é a de defender a autonomia das Universidades Alemães, pois as instituições são  de responsabilidade dos Estados e não do Governo Federal Alemão. Ao todo são 16 Estados e 297 universidades públicas filiadas ao HRK.

Na Alemanha existem 2,5 milhões de estudantes universitários, sendo que, mais  de 90%, estão nas universidades públicas do país.  O número de instituições de ensino superior privadas é 90 universidades, não sendo ligadas ao HRK.

A relação entre o HRK e a ABRUEM já vem de outros tempos. O Acordo de Cooperacao entre as Universidades Alemãs e Brasileiras, assinado pelo presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, em novembro de 2011, em Bonn/Alemanha, teve como parceiro o HRK e a ANFIFES. O objetivo do acordo é assegurar que os estudantes dos dois países em mobilidade acadêmica tenham seus créditos aceitos fora de seu país.

Visita a Universidade de Bonn

Além dos encontros com órgãos do ensino superior alemão, a comitiva de reitores e representantes das universidades estaduais e municipais filiadas ABRUEM foram recebidos na Universidade de Bonn. Toda a instituição foi apresentada pelo reitor Jurgen Fohrmann.  Os integrantes da Missão Internacional também acompanharam a apresentação do Internacional Office e do Programa de Estudos da Universidade de Bonn. E, por fim, participaram de uma visita guiada à casa onde nasceu o instrumentista e compositor, Beethoven.