CCA marca presença na Rio+20

Por em 28 de junho de 2012

Docente e alunos do Curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) participaram efetivamente da Rio+20, realizada no período de 12 a 22 de junho, compartilhando com o grande público trabalhos sobre sustentabilidade desenvolvidos na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Sob a coordenação do professor Hamilton Jesus Santos Almeida, os estudantes Alan Jorge Rodrigues Marinho, Bruno Coelho Cruz, Francília Lopes França, Gustavo Gurgel Moreira, Milson Eduardo Corrêa Santos e Tays Frazão de Jesus apresentaram o projeto “Potencialidades do Estado do Maranhão para Implantação de Parques Híbridos de Energia Solar e Eólica”.

A apresentação foi feita no estande da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA), montado no local da conferência, abrigando inúmeros trabalhos relativos ao Estado Maranhão.

Segundo Hamilton Almeida, o trabalho apresentado enfatiza a localização estratégica do Maranhão, que possui o segundo maior litoral do país, sendo, portanto, um lugar ideal para produção de biomassa e energia renovável, sobretudo a eólica e solar, por ocorrer grandes incidências de ventos e luz solar durante todo ano.

Hamilton Almeida ainda contou que, durante todo o evento, o estande do Maranhão foi bastante visitado, sendo várias as pessoas do Brasil e do exterior que demonstraram interesse em conhecer melhor as potencialidades naturais do Estado para a produção de energias renováveis.

.

Na oportunidade do evento, a caravana do CCA também participou da reunião dos Secretários de Estados de Meio Ambiente da Região da Amazônia, da apresentação e aprovação da Carta da Amazônia, do Fórum de Governadores da Amazônia, bem como de várias outras palestras e conferências.