CCA marcou presença em congressos de apicultura e meliponicultura

Por em 6 de junho de 2012

Docentes e estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) estiveram, recentemente, participando do XIX Congresso Brasileiro de Apicultura e do V Congresso Brasileiro de Meliponicultura, realizados em Gramado – RS.

Sob a coordenação dos professores Eleuza Gomes Tenório e José de Ribamar Silva Barros, a comitiva da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) apresentou vários trabalhos de pesquisa contemplando as temátcas dos eventos.

Um dos trabalhos apresentados foi o intitulado “Estudo comparativo da produção de mel, pólen e crias da abelha tiúba (Melipona fasciculata)”, de Thalles Policarpo de Carvalho Lima, produzido em co-autoria com Dihego Silva Bonfim, ambos do oitavo período de Zootecnia.

Orientados pelo professor José de Ribamar Silva Barros, os estudantes verificaram nesse trabalho  a associação de características produtivas como mel, pólen e cria em uma população de Melipona fasciculata  na cidade de São Bento (MA).

Para a realização do estudo, segundo Thalles Policarpo, foram coletados e registrados os dados de 37 colméias, durante cinco meses, utillizando-se análises de correlação.

Além de divulgar o nome da Uema, levando ao conhecimento de centenas de pessoas os trabalhos produzidos na instituição, na opinião de Thalles Policarpo, a participação nos congressos também “abriu um leque de conhecimentos sobre as áreas afins tanto da apicultura como meloponicultura, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes”, justificou.