Centro Acadêmico de Ciências Sociais promove ?Farofa Sociológica?

Por em 6 de junho de 2012

“Farofa Sociológica”, esse é o nome do evento que aconteceu nesta manhã (06), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Organizado pelos coordenadores gerais do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, Hesaú Braga e Igor de Sousa, o evento tem o propósito de discutir uma gama de assuntos relacionados ao campo de interesse dos cientistas sociais.

Dando início ao ciclo de palestras do “Farofa Sociológica”, o editor do jornal Vias de Fato, Emílio Azevedo, proferiu a palestra “Processos eleitorais no Maranhão: desafios e perspectivas”. O jornalista, ao abordar o processo político-eleitoral no Estado, enfatizou que a sociedade maranhense necessita ser educada politicamente e, ainda, entender que a vida social gira em torno da política, que nada mais é que a conquista de poder visando ao atendimento do interesse público.

Após a exposição do tema, houve um debate com participação efetiva dos estudantes, que contribuíram com perguntas e ainda puderam expor sua opinião a respeito do tema em análise.

O aluno Hesaú Braga, do 8º período de Ciências Sociais, ao refletir sobre o processo eleitoral no Maranhão concluiu que, atualmente, o processo eleitoral não é visto como fruto de direitos conquistados, como resultado do exercício da cidadania.

“Infelizmente, hoje as pessoas tem encarado a eleição como uma grande gincana, uma espécie de concurso, em que os candidatos se comportam como grandes concorrentes em uma corrida frenética e, então, quem conquista mais votos, vence o concurso. Não existe, de fato, uma preocupação com o processo político em si, na verdade, temos configurado a despolitização da política”, ressaltou Braga.

O “Farofa Sociológica” será realizado periodicamente e todos os temas a serem discutidos serão deliberados em assembleia geral dos estudantes do Curso de Ciências Sociais.