Curso de Química realizou abertura do I Simpósio de Energias Renováveis

Por em 19 de junho de 2012

O Curso de Química, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou, na tarde de ontem (18), a abertura oficial do I Simpósio de Energias Renováveis, VI Jornada de Química e VIII Semana de Ciências no auditório do Cecen.

Com o tema, “Química e as Tecnologias”, os eventos acontecem paralelamente, e tem o objetivo de discutir temas relacionados às fontes de energias renováveis, bem como proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e pesquisadores de instituições de ensino superior de diversos estados.

Participaram da solenidade de abertura o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Cecen, Andréa de Araújo, a diretora do Curso de Química Licenciatura, Lídia Santos Pereira Martins; o coordenador de Pesquisa, William Cardoso, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; a assistente da PROG, Silvana de Menezes, representando a pró-reitora Maria Auxiliadora Cunha; o chefe do Departamento de Química e Biologia, Gervásio Carneiro, e o professor Mamede Chaves, representando a diretora do Curso de Ciências, Maria José Fernandes Porto.

Na oportunidade, foi proferida pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Jorge Lucas Júnior,  a palestra intitulada “Tecnologias químicas aplicadas na produção de energias renováveis: biogás”.

Segundo a diretora do Cecen, Andréa de Araújo, “é com grande satisfação que começamos esse encontro nesta data tão importante, que é o Dia do Químico, 18 de junho. Desejo a todos boas vindas e um ótimo evento, que irá tratar sobre a Química e a Tecnologia, abordando temas sobre energias renováveis (solar, eólica e a partir da biomassa), assunto bastante discutido atualmente.”

Com uma programação diversificada composta por palestras, mesas redondas, cursos, minicursos e oficinas, os eventos se estenderão até a próxima sexta-feira (22).