Darcy Ribeiro realiza II curso de Formação de Práticas Curriculares

Por em 16 de junho de 2012

O Darcy Ribeiro realizou nos dias 14 e 15, o II curso de Formação de Práticas Curriculares para os professores do Programa.

Durante o primeiro dia de curso, os professores participaram de palestras, que abordaram as dimensões curriculares Político-Social, Escolar e Sala de aula. As exposições foram ministradas pelo professor da Uema, Jackson Ronie Sá da Silva.

Segundo Jackson, todo o material da formação foi selecionado com o propósito fornecer aos professores instrumentos teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de práticas curriculares em formato de projetos, tendo como foco principal a escola e a sala de aula, visando assim contribuir na formação de profissionais da educação.

Para Jackson, a metodologia escolhida pelo Darcy de trabalhar as práticas como projeto é muito importante, pois com um projeto você consegue fazer a dimensão dos conceitos, que está nos livros e artigos, mas também consegue trabalhar as atitudes, o fazer das pessoas, os procedimentos, porque quando se trabalha com projeto se trabalha com o coletivo, e como estamos fazendo formação de professores, essa interação é melhor com esse tipo de metodologia.

No último dia de formação os professores participaram de grupos de trabalho com os supervisores de curso do Darcy, onde desenvolveram pré-projetos e novas estratégias de práticas.