Docente da Uema ministra palestra em encontro

Por em 15 de junho de 2012

O professor João Coelho, de Departamento de Matemática, ministrou a palestra: Cripto-sistemas Assimétricos: descrição de um sistema criptográfico de chave pública, no IV Encontro de Matemática Pura e Aplicada (EMPA), que ocorre de 13 a 15 deste mês, o evento conta com a presença de renomados professores e pesquisadores da área de Matemática e ciências afins, oriundos de diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Constam da programação palestras, minicursos e sessão de trabalhos de iniciação científica.

O IV EMPA tem como principal objetivo motivar os alunos dos cursos de Matemática e áreas afins, a exemplo de Computação, Física e Estatística, no sentido de darem continuidade aos estudos em matemática pura e aplicada e os despertar para pesquisa, além de divulgar a produção científica na área. Através de eventos dessa natureza são dadas muitas contribuições para esse campo do saber, com a melhoria do ensino de matemática, revelando novos talentos e alavancando o ensino e a pesquisa.

Matemáticos de várias instituições de ensino superior do Brasil estão presentes no Encontro, a exemplo das universidades federais da Paraíba (UFPB), Campina Grande (UFCG), Pernambuco (UFPE), Piauí (UFPI), Rio Grande do Norte (UFRN), Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), e Pará (UFPA), Rio Grande (UFRG); Rural do Semi Árido (UFERSA), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Universidade Estadual do Pará (UEPA).