Missão Internacional chega ao último dia de visitas na Bélgica

Por em 11 de junho de 2012

Os integrantes da Comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) chegaram ao último dia (08/06) de visitas às universidades da Bélgica.

Pela manhã, foram conhecidas as instalações da Université Libre de Bruxelles,  situada em Bruxellas. Essa instituição é formada por 13 faculdades, escolas e institutos especializados. Ao todo, são 40 cursos de graduação e 235 de pós-graduação. A comitiva foi recebida pelo professor Pierre Quertenmont, da assessoria internacional, e Philippe Emplit, vice-reitor de Educação da Universidade.

Na parte da tarde, os representantes das universidades brasileiras tiveram um programação dupla. Primeiramente, a comitiva foi a Vrije Universiteit Brussel. Essa instituição pertencia inicialmente à Université Libre. No entanto, em 1970, as duas entidades foram separadas juridicamente. Atualmente, a Vrije Universiteit Brussel tem mais de 11 mil estudantes e aproximadamente 700 professores.  O presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, foi o responsável pela apresentação da Associação durante visita a Université Libre. As boas vindas à comitiva foram feitas pelo reitor, Paul De Knop.

O último encontro da comitiva da ABRUEM em terras belgas ocorreu às 17h, no Ministério da Educação da Bélgica. O senhor ministro Pascal Smet recebeu os reitores e representantes das universidades brasileiras filiadas à ABRUEM, estreitando ainda mais os laços entre Brasil e Bélgica para o fortalecimento da educação superior em ambos os países.

Na sequência das visitas, agora em terras alemãs, a comitiva visita a Westfälische Wilhelms-Universität Münster. Na Alemanha serão conhecidas mais treze universidades.