Proexae realiza 1ª Roda de Conversa da Uniti

Por em 13 de junho de 2012

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, na tarde de hoje (13), no prédio da Pró-Reitoria, a 1ª Roda de Conversa, das turmas Lírios e Girassol, da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti).

O tema abordado foi “Envelhecer com dignidade: compromisso de todos”, proferido pelo Defensor Público, Aldy Mello de Araújo Filho, que tratou da violência contra a pessoa idosa.

Também participaram do Encontro, a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; representando a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; a coordenadora do projeto na Uema, Maria Alzira de Melo Ferreira; a coordenadora geral da Uniti, Hortência Gago Araújo; a voluntária e ex-deputada Marly Abdalla, além de funcionários da Proexae.

Na oportunidade, Aldy Mello apresentou os dados sobre os idosos no Brasil e em São Luís (MA), e disse que a violência contra o idoso ocorre nas relações de convivência doméstica, bem como nas instituições públicas ou privadas, que é a chamada violência institucional. Essas ações abusivas ferem o “Estatuto do Idoso”, e, segundo ele, o desafio hoje, é fazer valer esses direitos, é fazer com que essa proteção se torne real. “O primeiro passo é esclarecer aos idosos sobre seus direitos e dialogar com os atores do processo para que essas ações sejam efetivadas”, explicou.

O Defensor Público ainda ressaltou: “A iniciativa de discutir esse assunto, tem grande relevância, pois na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, será lançada a Campanha mundial de conscientização de prevenção da violência contra a pessoa idosa, com a mobilização da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público e de outros órgãos de apoio ao combate a abusos dessa natureza”, afirmou Aldy.

A Roda de Conversa faz parte de um projeto desenvolvido pela Proexae para que os alunos da Uniti possam partilhar conhecimentos em encontros com abordagem de temas voltados para a terceira idade. A cada novo encontro, um novo tema escolhido pelos alunos da Uniti, será debatido.