Professora da Uema apresenta trabalhos na Itália

Por em 19 de junho de 2012

A professora Raimunda Fortes, do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), apresentou trabalhos no Mathematical Modeling and Computational Topics in Biosciences (Biocomp) em Vietri sul Mare (Itália), no período de 4 a 8 deste mês. O evento foi organizado por três departamentos de universidades italianas: Dipartimento de Matematica e Applicazioni dell'Università di Napoli Federico II, Dipartimento di Matematica dell'Università di Salerno e Dipartimento di Matematica dell'Università di Torino.

Professora Raimunda Fortes e organizadores do eventoDois dos trabalhos apresentados fazem parte do estágio pós-doutoral, que a professora Raimunda Fortes está realizando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob a coordenação dos professores Dilson Silva e Célia Martins Cortez, do Departamento de Matemática Aplicada da UERJ. Os estudos, intitulados “Biomarkers in environmental risk assessment: a simple mathematical model in catfish” e “Serum albumin in fish: a spectrofluorimetric model of the interaction with methyl-parathion”, foram apresentados oralmente em uma sessão direcionada exclusivamente para professores e profissionais ligados às áreas de Biociências e Matemática Aplicada.

Os autores dos trabalhos, que atualmente formam uma cooperação científica entre três universidades, são os professores doutores: Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, do Departamento de Química e Biologia da Uema, Audalio Rebelo Torres Junior, do Departamento de Meteorologia da UFRJ, Dilson Silva Célia Martins Cortez, ambos do Departamento de Matemática Aplicada da UERJ.

O terceiro trabalho, intitulado “Bio-ontology and modeling of intelligent software agents for monitoring system of aquatic environments”, faz parte de uma colaboração da professora da Uema com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais da UFMA e do Programa de Ciências Ambientais da UFPA e foi apresentado na forma de pôster. Os autores dessa pesquisa são: Luciana Fortes Farias Mota e Sofiani Labidi (ambos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais da UFMA), Galdino Viana Mota (do Programa de Ciências Ambientais da UFPA) e Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta (do Departamento de Química e Biologia da Uema).

“Os resultados das pesquisas apresentadas têm repercussões importantes para Universidade já que tem fortalecido a linha de pesquisa em Ecotoxicologia e Biomonitoramento no Laboratório de Pesca, Biodiversidade e Dinâmica Populacional de Peixes”, afirmou a professora. Atualmente são três bolsistas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq e Pibic/Fapema) e três bolsistas de extensão (BEX/Fapema) e Pibex/Uema), orientados por Raimunda Fortes, nessa linha de pesquisa.