Professora da Uema participa de evento na Paraíba

Por em 13 de junho de 2012

A professora Rosalva de Jesus dos Reis, do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou, no período de 6 a 9 de junho, em João Pessoa-PB, do VI Simpósio de Turismo Sertanejo (STS) e do I Congresso Nacional de Turismo Comunitário. Os eventos foram promovidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e GS Consultoria.

O evento, cujo tema geral foi “Natureza, Cultura e Turismo em Comunidades”, teve por objetivo incentivar e fortalecer o turismo social de base comunitária. Os temas em debate incluíam as potencialidades turísticas regionais e locais, destinos e roteiros turísticos comunitários, políticas públicas para o turismo comunitário, turismo social, ecoturismo, geoturismo, turismo rural, estratégias de ação e o papel da mídia na promoção do turismo de base local.

A professora Rosalva de Jesus participou da mesa redonda: “Turismo, Patrimônio e Identidade Local”, com os professores Hélio de oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Marcello Tomé Machado, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Edson Vicente da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Zulmira Nóbrega (UFPB).

Em sua palestra, a professora destacou o Centro Histórico de São Luís, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e os blocos tradicionais.