Professora da Uema participa de mesa redonda esta tarde no Rio+20

Por em 19 de junho de 2012

São Luís em seus quatro séculos: impactos ambientais do passado, presente e soluções sustentáveis inseridas na pluralidade desenvolvimentista na Ilha de Upaon-Açu”, é o tema do projeto que será apresentado pela professora Ana Rosa Marques, do Departamento de História e Geografia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na tarde desta terça-feira, 19, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

A apresentação, que acontecerá no auditório ‘Estande  dos Estados da Amazônia’ (Avenida Salvador Allende s/n, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro), faz parte da programação organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Estado do Maranhão, com auxílio da Comissão de Educação Ambiental (CEA/Uema), para o Rio+20, que inclui, ainda, a participação de outros organismos.

Da Uema já foram apresentados trabalhos sobre “Arquitetura Tecnológica e Arranjo Institucional da Universidade Estadual do Maranhão: Princípios para o Desenvolvimento Sustentável no Maranhão”, por Jucivan Ribeiro Lopes – gerente do Núcleo Geoambiental – NUGEO/Uema; e “Agenda 21 na Amazônia Legal: o caso do município de Raposa – MA”, da professora Andréa de Araújo – diretora do Cecen e presidente da CEA/Uema. Há, ainda, discussões pautadas por funcionários da SEMA, de outras instituições, como UFMA e IFMA.

*O que é a Rio+20?

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também chamada de Rio+20 é um evento histórico que marca os 20 anos da realização da Rio-92. Tem por objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto, bem como do tratamento de temas novos e emergentes.

Participam 130 chefes de estado de todo mundo para tratar de dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Fora isso, existe a programação de palestras, mesas redondas e vídeos, entre outros, para a sociedade civil.

Acontece entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro – RJ, Brasil.