Professora do Cesi coordenará atividades do projeto sobre Leishmaniose

Por em 13 de junho de 2012

A docente Geovânia Braga, do Departamento de Química e Biologia, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenará as atividades de um importante projeto sobre saúde pública, no município de Imperatriz.

Com o título "Apoio ao desenvolvimento de um programa de luta contra as
leishmanioses e outras doenças endêmicas no estado de Pernambuco”, o projeto capacita continuamente profissionais da saúde, e atua também na melhoria e rapidez do diagnóstico humano e animal.

Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco, o programa atende cinco municípios naquele Estado, e agora como resultado da renovação do financiamento com a entidade francesa Fondation Sanofi Espoir*, será ampliado para os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.

No Maranhão, a cidade de Imperatriz foi contemplada pelas ações do projeto, que objetiva diminuir os casos de leishmaniose entre humanos no país. De acordo com a coordenadora Geovânia Braga, uma das atividades do programa diz respeito ao trabalho de educação e sensibilização sobre a doença, junto aos professores, estudantes e seus familiares e à comunidade em geral. “Fazemos também acompanhamento de pacientes em tratamento e, ainda, produzimos revistas e panfletos”, comentou Braga.

Iniciado em 2003, segundo a coordenadora geral do projeto, Otamires Silva, do Departamento de Parasitologia da Fiocruz/Pe, a importância do trabalho realizado ao longo desses 9 anos, revela-se no controle dos casos humanos.

*A Fondation Sanofi Espoir (Fundação Esperança Sanofi) é uma entidade francesa que visa à redução das desigualdades na área da saúde, apoiando iniciativas de interesse geral nessa área, a nível internacional. Suas atividades são destinadas particularmente às populações de países em desenvolvimento, e abordam questões-chaves na prevenção, formação e acesso aos cuidados.