Reitor da Uema integra comitiva da ABRUEM em visita à Bélgica e Alemanha

Por em 7 de junho de 2012

O reitor José Augusto Silva Oliveira está por todo este mês de junho visitando Instituições de Ensino Superior (IES) na Bélgica e na Alemanha, na companhia de reitores ligados à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

O primeiro dia (04/06) da Missão Internacional da entidade na Bélgica foi marcado pela visita a duas grandes instituições belgas: a Universiteit Antwerpen e a Universiteit de Ghent.

A comitiva brasileira foi recebida na parte da manhã na Universiteit Antwerpen pelo professor Alain Verschoren, reitor da universidade, e pelos professores Piet Van Hove, relações internacionais, Elfje Godderis, coordenador de relações internacionais para a América Latina e Arne Van Overloop da faculdade de ciências, escritório de internacionalização. A reunião aconteceu no horário das 9h às 13h30.

Também estiveram presentes na ocasião, membros da Universiteit Antwerpen que possuem interesse em estabelecer parcerias com o Brasil, o que reforça a importância da viagem na intenção de fortalecer o ensino superior brasileiro, além de possibilitar a internacionalização do ensino. Entre eles: Gerrit Beemster, do laboratório Molecular Physiology e Biotechnology, Narc David, do departamento de matemática e ciências da computação, Milorad Milosevic Nano, Centro e excellence e

Reinhart Ceulemans e Izabele Sarzi Falchi, do departamento de vegetação e ecologia.

Na parte da tarde, os integrantes da Missão Internacional conheceram as instalações da Universiteit de Ghent. Quem recepicionou a comitiva e apresentou a instituição foram os professores Valere Meus, do Escritório de Relações Internacionais, Nancy Terryn, da cooperação, Dirk de Craemer, do setor de pesquisas e M. Uyttendaeledo, do departamento de engenharia. No final da tarde, os reitores e representantes das univerisades brasileiras foram recepcionados pelo doutor Luc Moens, vice-reitor da Universiteit de Ghent.

As vistas seguiram no dia (05/06) na Universidade de Catolique de Louvain. À  tarde, os reitores visitaram a Catolique Universiteit de Leuven. Ao todo, a Missão Internacional da ABRUEM conta com 29 integrantes, entre reitores e representantes de universidades brasileiras filiadas. A viagem terá duração de dezoito dias (de 4 a 22 de junho), sendo visitadas 13 instituições de ensino superior na Bélgica e 10 na Alemanha.