Terceiro dia da Missão Internacional visita a Universiteit Hasselt e a Université de Liège

Por em 8 de junho de 2012

Ontem, 7, a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), visitou mais duas universidades belgas no terceiro dia da Missão Internacional.

A primeira instituição a ser visitada foi a Universiteit Hasselt. Sua fundação aconteceu em 1971 como Universitair Limburgs Centrum (LUC). Em 15 de junho de 2005, a universidade mudou seu nome para Universiteit Hasselt. A instituição é composta por quatro faculdades: Direito,Ciências, Economia Aplicada e Medicina. Atualmente, a universidade trabalha em conjunto com a Transnacional Universidade Limburg (TUL) para estudos na área da Tecnologia da Informação e Ciências Biomédicas. Ao todo, são 3.084 alunos matriculados na instituição.

A comitiva da ABRUEM pode conhecer as instalações de dois laboratórios da Universiteit Hasselt no intuito de proporcionar uma troca de conhecimento sobre assuntos que abordam a Biomedicina e as Pesquisas de Materiais. Além disso, a reitora da UNCISAL, Rozangela Fernandes, e o presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, entregaram a placa de homenagem para o vice-reitor da instituição, doutor Paul Jansen.

Na parte da tarde, a Missão Brasileira foi até a Université de Liège. Fundada em 1817, é uma das principais universidades públicas da Bélgica. Entre suas áreas de ensino, estãoFilosofia, Letras, Direito, Ciências Políticas, Ciências, Medicina, Engenharia e Ciências da Computação, Arquitetura, Engenharia Civil, Planeamento e Urbanismo, Medicina Veterinária, Ciências Agronômicas, Engenharia Biológica, Psicologia, Educação, Criminologia, Administração, Ciências Humanas e Sociais. São 20.000 alunos matriculados e, desse total, 4.600 são estudantes estrangeiros.

Os integrantes da viagem foram recebidos no "Château de Colonster", próximo das 14h30. O responsável pelas boas vindas foi o reitor da Universidade de Liège, Bernard Rentier. Após as apresentações feitas por Pierre Wolper (vice-reitor) e Jean Marchal (vice-reitor de relações internacionais), ocorreram duas visitas a orgão importantes da instituição. A primeira a Faculdade de Medicina Verterinária e Agronomia e, a segunda, a GIGA (Interdisciplinary Cluster for Applied Genoproteomics).

As visitas continuam na Université de Mons e Fondation Universitaire Notre-Dame de la Paix (Namur). A Missão Internacional da ABRUEM acontece de 4 a 22 de junho e conta com com 29 integrantes, entre reitores e representantes de universidades brasileiras filiadas.