Uema marcou presença na 18ª RPU


Por em 20 de junho de 2012



Fotos: Wagner MoreiraForam encerradas, na tarde desta quarta-feira (20), as atividades da 18ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU), realizada no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n. Retorno da Cohama.

Durante três dias, pesquisadores, professores universitários, acadêmicos, engenheiros, urbanistas, químicos, especialistas e técnicos em pavimentação, urbanismo e meio ambiente, e demais interessados de áreas correlatas estiveram reunidos objetivando o intercâmbio de experiência e de conhecimento na aplicação de boas técnicas, fator de progresso e desenvolvimento econômico e social.

Entre os presentes estiveram representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’ana; a professora Maria Teresinha de Medeiros Coelho, chefe do Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação; e mais cerca de 50 alunos dos cursos de Química e Engenharia Civil, que participaram de palestras e de mini-cursos.

Na oportunidade, o professor Walter Canales, acompanhado pela professora Teresinha Coelho, foi coordenador de uma mesa de debates sobre a Avenida Quarto Centenário, tema explanado pelo Secretário das Cidades, Pedro Fernandes.

A participação da Uema na 18ª RPU foi bastante efetiva, contando ainda com a apresentação de uma palestra pelo pró-reitor Canales Sant’ana, intitulada “Soluções de pavimentos urbanos para baixo volume de tráfego e cidades pequenas”; e a exposição de vários trabalhos científicos, como o da professora Teresinha Coelho, sobre “Consequências ou danos de inundação decorrentes da falha do sistema de drenagem na região metropolitana de São Luís”.

Outros trabalhos apresentados pela comitiva da Uema foram o da estudante do curso de Química, Ana Beatriz Serpa Aguiar, intitulado “Uso de aditivos de fontes naturais no desempenho de ligantes asfálticos”; e dos acadêmicos de Engenharia Civil, Alysson Penha de Jesus, “Experiências de Utilização de Tratamentos Superficiais no Estado do Maranhão”; Anderson Nascimento Silva, “Perspectiva de Utilização de material fresado em pavimentos urbanos de São Luís – MA”; e Mariana de Medeiros Coelho, “Uso da Bacia de Detenção na Drenagem Urbana de São Luís”.

Sobre a RPU- A Reunião é uma grande oportunidade de discussão com ênfase em novidades em termos de processos, produtos, tecnologias e equipamentos que se relacionem com a pavimentação urbana.

O evento é de grande importância justamente num momento que a sociedade exige mais atenção para as atividades de gestão, seja dos projetos, da obra, dos custos, da segurança, especialmente das vias de escoamento e corredores vitais para o bom desempenho do fluxo e tráfego urbano, com consequente melhoria para as comunidades locais.



Últimas Postagens