UEMA participa da programação oficial do estado do Maranhão na Rio+20

Por em 16 de junho de 2012

A Comissão de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (CEA/Uema) está participando, entre os dias 13 e 22 de junho, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na cidade do Rio de Janeiro.

Também denominada de Rio+20, porque o evento histórico marca os 20 anos da realização da Rio-92. A Conferência objetiva renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto, bem como do tratamento de temas novos e emergentes.

A Rio+20 tem dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. E já antecipando a discussão, a Universidade participou de um debate na semana passada na TV Difusora, por meio dos professores Andréa de Araújo (CECEN), Ana Rosa Marques (CECEN) e Jucivan Ribeiro Lopes (Núcleo Geoambiental/NUGEO), que também estarão presentes na Rio+20.

A participação dos representantes da CEA/Uema está integrada à programação do Estado do Maranhão, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais. “Nossa participação nesse evento histórico, que marca os 20 anos da Rio/Eco 92 é muito importante. Sentimo-nos estimulados  a transpor as dificuldades e avanços da Uema com a comunidade nacional e internacional. Agradecemos também o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, que viabilizou nossa participação", destaca Andréa de Araújo.

/imagens-noticias/files/PALESTRAS RIO.pdf