Uema promove o segundo módulo das OPPS

Por em 1 de junho de 2012

A abertura do módulo Rio Anil, das Oficinas Participativas de Planejamento Sustentável (OPPS), aconteceu ontem (31), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Estadual do Maranhão – Rua da Estrela, e, continuará hoje e amanhã, prosseguindo também nos dias 8 e 9 de junho.

Após a discussão sobre o primeiro módulo, que tratou das problemáticas e possibilidades do Centro Histórico, o debate agora é em torno dos problemas das áreas urbanas ligadas à Bacia do Rio Anil.

Os participantes das OPPS se voltam as questões urgentes como falta de saneamento básico, degradação do meio ambiente e exclusão urbana. As arquitetas Renata Trindade Correa e Renata Cantanhêde fizeram as palestras de abertura, com os temas “Projeto Porto Cultural de São João Batista dos Vinhais” e “Sobre as palafitas: um registro do projeto Rio Anil”, objetos de estudos de suas monografias.

A primeira palestra apontou problemas e necessidades do Vinhais Velho, além dos impactos de projetos viários propostos para a cidade e que afetarão a região. Já na segunda, Renata Cantanhêde tratou sobre sua pesquisa de campo, dentro das áreas do projeto Rio-Anil. Também houve uma terceira apresentação, feita por Creuzamar de Pinho, sobre a união por moradias. As exposições foram de suma importância para dar mais fundamentação aos alunos que participam dessa nova rodada de estudos das OPPS.

Nessa segunda fase serão realizadas visitas ao  Vinhais Velho e áreas urbanas do Rio Anil. O terceiro módulo Maracanã vai acontecer nos dias: 15 e 16, 21 e 22 de junho.

Sobre as OPPS – As Oficinas Participativas de Planejamento Sustentável: futuros possíveis para São Luís, surgiram de ideias de lideranças e militantes de movimentos sociais em uma aliança com a FAU/Uema, visando criar um espaço de debate sobre as perspectivas de sustentabilidade social econômica e ambiental para a Ilha de São Luís. Trata-se de um projeto de extensão universitária destinado à formação e capacitação de cidadãos, estimulando-os a atuarem de maneira mais propositiva diante dos inúmeros problemas da cidade.

O objetivo é aliar a experiência dos Ateliers Internacionais de Criação Urbana – Equinox, ao desejo de se trabalhar conjuntamente com agentes sociais, que mesmo não tendo uma formação como planejadores, detém um saber local tanto específico quanto complexo, além de uma imensa disposição de atuarem como sujeitos ativos e criativos.

As OPPS estão abertas ao público em geral mediante a inscrição, contemplando com certificados e, sobretudo, com reflexões sobre o significado da própria cidade e do ser cidadão. Para mais informações acesse (insira o blog/site aqui) ou contate o e-mail (opps.fau@gmail.com).