Universidades belgas recebem comitiva da ABRUEM no segundo dia da Missão Internacional.

Por em 7 de junho de 2012

A Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) entrou no seu segundo dia (05/06) de visitas à instituições de ensino superior da Bélgica.

Pela manhã, a comitiva de reitores e representantes de universidades brasileiras filiadas visitaram a Universidade Catholique de Louvain. A recepção aconteceu às 9h com a apresentação geral da universidade belga. Na sequência, a visita contou com um reconhecimento do campus da Universidade Catholique de Louvain. Essa instituição possui como língua principal falada o Francês. Segundo dados de 2011, a universidade possui 27.261 estudantes de 127 nacionalidades. Tem em seu quadro de professores 5.623 profissionais. A instituição oferece cursos nas áreas de Teologia, Direito e Criminologia, Ciências Econômicas, Sociais e Políticos e de Comunicação, Filosofia, Artes e Literatura, Psicologia, Ciências da Educação, Medicina, Odontologia, Farmácia, Ciências Biomédicas, Saúde Pública, Engenharia e Arquitetura.

No período da tarde, a comitiva da ABRUEM foi recepcionada na Catolique Universiteit de Leuven. O encontro ocorreu às 12h45, no club da universidade, com um almoço. Durante o evento, foram realizadas as apresentações por parte da universidade anfitriã e da ABRUEM. Recebendo e dando as boas vindas aos membros da Missão Internacional, estavam o doutor Mark Waer, reitor de Leuven e Bart Hendrickx, responsável por toda a apresentação da instituição. Além disso, a visita contou com o testemunho de alunos brasileiros.

Fundada em 1970, a Catolique Universiteit de Leuven surgiu do desmembramento da mais antiga universidade da Bélgica, a Universidade Católica de Louvain. Ao todo, são 36.923 alunos. Uma das particularidades dessa instituição é que a língua praticada é o Holandês. Entre suas áreas de ensino estão: Teologia, Direito Canônico, Filosofia, Direito, Economia e Negócios, Ciências Sociais, Letras, Psicologia, Ciência da Educação, Ciências, Engenharia, Medicina e Ciências Farmacêuticas.

Às 18 h, foi encerrada a programação da visita com a senhora Hilde Nijs, da cooperação internacional de Leuven.

As visitas continuam amanhã (06/06) na Universiteit Hasselt, com PHL University College e XIOS University College. No período da tarde a comitiva chega a Liège para visitar a Université de Liège. A Missão Internacional da ABRUEM acontece de 4 a 22 de junho e conta com com 29 integrantes, entre reitores e representantes de universidades brasileiras filiadas.