Cidade de Carolina será base de estudos para alunos de Geografia da Uema

Por em 5 de julho de 2012

Alunos do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) viajam para o Sul do Estado, a fim de participar de aulas de campo das disciplinas de Hidrogeografia e Gestão Ambiental, ministrada pelos professores Karina  Pinheiro e Cláudio Eduardo de Castro. Na oportunidade, serão estudados temas relacionados à geologia, geomorfologia, pedologia e hidrologia da região, especificamente do Município de Carolina.

O tema do convívio social e da natureza é o que pauta a viagem de estudo, já que a região abriga o empreendimento energético da hidrelétrica na cidade de Estreito, recentemente inaugurada, vasta área de cerrados, e uma Unidade de Conservação de proteção integral, o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Antropologicamente encontram-se o passado pré-histórico, dos ancestrais dos índios, registrados nas rochas areníticas por inscrições rupestres, bem como o mais recente, com os povos indígenas, especialmente os Timbiras, que se refugiaram nessas áreas à época da colonização, fugindo da expansão do território português que se expandiu pela pecuária.