Comitiva da Uema visita estande de entidades alemãs na 64ª SBPC

Por em 24 de julho de 2012

Na manhã dessa terça-feira (24), uma comitiva da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) visitou o estande da campanha Research in Germany: Land of Ideas, que reúne instituições alemãs, na ExpoT&C da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que  está acontecendo no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na oportunidade, o reitor José Augusto Silva Oliveira, pró-reitores e docentes de diversas áreas da Uema conheceram algumas pesquisas realizadas em centros alemães, bem como programas de fomento para formação e pesquisa acadêmico-científica na Alemanha e para cooperações institucionais binacionais.

Organizado pela Baden-Württemberg International (bw-i), o estande da Alemanha conta com a participação de representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG), das universidades de Tübingen, Heidelberg, BayLat, entre outras.

Segundo o reitor José Augusto, a visita ao estande foi bastante satisfatória e só veio reforçar os contatos já estabelecidos, anteriormente, entre a Uema e algumas universidades alemãs, durante a Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Realizada no mês de junho, a Missão Internacional contou com 29 integrantes da Associação, entre reitores e representantes de universidades brasileiras filiadas, durou dezoito dias, sendo visitadas 13 instituições de ensino superior na Bélgica e 10 na Alemanha.

“Tanto na Missão da Abruem quanto nesta visita de hoje ao estande, foram muitas as conversas com docentes e pesquisadores sobre possíveis cooperações acadêmicas e científicas”, celebrou o reitor.

Por serem vistas como estratégicas para o desenvolvimento da Uema, as prováveis parcerias já despertaram até o interesse de a Uema realizar também uma missão para que professores da instituição conheçam as universidades alemãs e ampliem suas possibilidades educacionais.