Coordenador do UemaNet participa de Mesa-Redonda na SBPC

Por em 26 de julho de 2012

O Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, Prof.Dr.Antonio Roberto Serra, participou, na última segunda-feira, da mesa-redonda "Educação Aberta e Objetos de Aprendizagem – Como o Nordeste pode desenvolvê-los: A contribuição dos recursos educacionais abertos (REA) ao Ensino e Aprendizagem no Brasil". A mesa foi presidida pelo presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, Fredric Michael Litto

Na ocasião, foram debatidos dois temas, que estão bastante aquecidos no que tange a educação a distância e que são, ainda, muito incipientes, em geral, entre as universidades porque a forma como a EaD acontece nas instituições brasileiras não se caracteriza pelo compartilhamento dos recursos e das produções de conteúdos. "Geralmente esses recursos são fechados e utilizados apenas pelas próprias instituições, seus cursos e não são compartilhados em rede, não são colocados a disposição do grande público. E a discussão foi exatamente essa, de como podem ser desenvolvidos os recursos educacionais abertos, especialmente quando se trata de necessidades de carências como essas que nós percebemos em um Estado como o nosso que é pobre e tem dificuldade de acesso ao conhecimento. Então, se as instituições de ensino e os produtores de conhecimento compartilham o que produzem, cada vez mais pessoas terão acesso ao conhecimento e muita coisa pode mudar a partir disso. E os objetos de aprendizagem são destrinchamentos de conteúdos de uma forma bastante didática, especialmente quando se utilizam recursos de base tecnológica e ambientes virtuais de aprendizagem", disse o Coordenador do UemaNet.

Ele, ainda, completa: "A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA tem, ainda, muito o que fazer nessas duas áreas. Nós não estamos amadurecidos nem com o compartilhamento de materiais de recursos educacionais e também não temos tanto objetos de aprendizagem que possam unir os nossos cursos ofertados. E isso, sem dúvida nenhuma, é uma meta. O nosso Núcleo, inclusive, tem entre suas missões exatamente buscar alternativas de base tecnológica que possam ser usadas como mediação de aprendizagem. E os objetos de aprendizagem e os recursos educacionais abertos são duas grandes alternativas para se fazer isso".

A mesa ainda contou com a presença do Prof.Marcos Formiga (UnB), Alfredo Eurico Rodriguez Matta (UNEB) e Luciano Sathler Rosa Guimarães (UNIDERP).