Encerrada a capacitação de tutores a distância dos cursos de Pedagogia implementação e Formação Pedagógica


Por em 11 de julho de 2012



O Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) promoveu a capacitação de tutores a distância do Curso de Formação Pedagógica e Pedagogia Complementação, nos dias 7 e 10 deste mês. Participaram 56 tutores, entre os que já atuam na área e novos profissionais, que integrarão os polos ainda nesse segundo semestre.

“Essa capacitação para tutor é de extrema importância. É um momento de conhecer mais sobre o curso e o Núcleo. E a união dos antigos com os novos tutores é uma forma de integração, de compartilhar experiências”, disse a coordenadora dos cursos de Formação Pedagógica e Pedagogia Complementação, professora Lourdes Maria Paula.

No dia 7, foram abordados os seguintes temas: O Curso de Pedagogia Complementação; O Núcleo de Tecnologias para Educação, O papel do tutor nos cursos a distância. Ao final, a tutora Jociaires de Fátima Ribeiro Ferreira, fez um relato sobre a experiência de tutoria a distância.

No último dia, 10, eles aprenderam a utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/Moodle, com a professora Isis Monteles Bastos. Ações como orientar os alunos, visualizar e acompanhar as tarefas feitas por eles foram simuladas.

Na ocasião, Isis Bastos falou também sobre a educação a distância. “A EaD consegue incluir o maior número de pessoas com possibilidades de conhecimento em curto espaço de tempo”, contou.

A coordenadora dos tutores, Maria Eliane Pereira, explicou que “os tutores terão muito trabalho pela frente, mas é um trabalho prazeroso, um constante descobrir. Nós tutores ralamos muito nesse universo diferente, mas que é dinâmico e apaixonante”.

A tutora Maria Jairan Lima Silva descreveu o quanto o trabalho é gratificante. “Trabalhar com a educação a distância é muito complexo, mas fazer esse trabalho de tutor, que é colaborativo, dá um imenso prazer. É gratificante e interessante e, se trabalharmos juntos, o sucesso do Núcleo será o sucesso de todos”, destacou.

O coordenador do Núcleo, professor Antônio Roberto Coelho Serra, esteve presente na capacitação e deu as boas vindas aos novos tutores. “Tutores tem que ser pessoas comprometidas, pois eles lidam com pessoas que estão lá na ponta, pessoas das mais diversas carências. E nós da Uema/UemaNet acreditamos que a educação é revolucionária , é transformadora. E a tutoria é vital para a educação a distância. Um bom curso EaD se diferencia pelo trabalho de um tutor capaz. Ele é o diferencial”, enfatizou.



Últimas Postagens