Gedite realiza videoconferência com Grupo de Pesquisa da FCT/Unesp

Por em 5 de julho de 2012

O Grupo de Estudos sobre Dinâmica Territorial (Gedite) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou uma videoconferência, na sala de videoconferência do UemaNet, com o Grupo de Pesquisa em Dinâmica Regional e Agropecuária (Gedra) de iniciativa de alguns pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp.

Na oportunidade, a professora doutora Rosangela Hespanhol, do programa de pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp, promoveu uma discussão sobre o tema, “A adoção da perspectiva territorial nas políticas de desenvolvimento rural no Brasil”.

Estiveram presentes, os alunos do PPDSR, os alunos de graduação e iniciação científica, o coordenador de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Willian Cardoso, o senhor João Batista, representante do Sebrae, além de professores do Programa.

Segundo o vice-coordenador do PPDSR e coordenador do Gedite, professor José Sampaio Mattos Júnior, “a videoconferência teve uma grande importância, na medida em que, oportunizou trocas de experiências sobre as políticas de desenvolvimento rural”.

O Gedite é um grupo que tem o objetivo de estudar a dinâmica territorial e a organização do espaço rural, criando um espaço de discussão e reflexão sobre temas relacionados ao desenvolvimento rural, à dinâmica regional e à questão agrária brasileira.

O grupo conta com cinco pesquisadores, cinco alunos do PPDSR, oito alunos de iniciação científica e um bolsista de aperfeiçoamento tecnológico.

No segundo semestre de 2012, serão realizadas novas videoconferências, na qual abordarão temáticas como: desenvolvimento rural e territorial e agricultura familiar.