IPPA da Uema realiza reunião técnica

Por em 30 de julho de 2012

Na última sexta-feira (27), foi realizada, no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), uma reunião técnica sobre o projeto da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia* (IPPA).

Participaram do evento a coordenadora da IPPA da Universidade Federal do Pará (UFPA), Edna Castro, bem como a equipe que coordena o projeto articulado pela Uema, composta pelos professores doutores Zulene Martins, Frederico Burnett, ambos da Uema, Joana Coutinho, da UFMA e Paulo Rios, como convidado.

A reunião teve como objetivo avaliar as ações já implementadas, como a instituição do Comitê Gestor e a elaboração do regimento da IPPA na Uema. Além disso, foram discutidas as próximas metas a serem alcançadas pelo projeto. O programa abrange as dimensões sócio-econômica, político-institucional e ambiental, e visa mapear os problemas da Amazônia Legal e, ainda, observar a capacidade dos estados em gerir políticas públicas eficientes capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável regional.

* A Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia é uma rede de pesquisa e extensão, que congrega diversos programas de pós-graduação dos nove estados da Amazônia Legal, e será o mecanismo de articulação entre as universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos de planejamento, fomento e gestão do desenvolvimento regional amazônico, tendo como missão contribuir para a concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a região, seus estados e municípios, apoiadas no conhecimento científico, nos saberes tradicionais e na participação qualificada dos atores regionais.