Pesquisadores recebem treinamento em software ArcGis na Uema

Por em 27 de julho de 2012

O curso está sendo realizado no prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), nos períodos matutino e vespertino, com previsão de término para a próxima quarta-feira (01).

No total, 12 pesquisadores de diversas áreas, entre antropólogos, geógrafos e historiadores, do Maranhão e de outros estados participam das aulas teóricas e práticas, ministradas pelos professores Davi Pereira Júnior, do Grupo de Estudos Socioeconômicos da Amazônia (GESEA/Uema); e Luís Augusto Pereira Lima, do Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido da Universidade do Estado do Amazonas (CESTU/UEA).

Segundo Pereira Júnior, que é coordenador do curso, o objetivo deste treinamento é a capacitação em geoprocessamento e uso do ArcGis para mapeamento de áreas de povos tradicionais.

Durante os encontros, os participantes estão aprendendo a utilizar o ArcGis, que é um sistema de informação geográfica (GIS) para trabalhar com mapas e informações geográficas.

Com este programa, o usuário pode criar e utilizar mapas; compilar dados geográficos; analisar informações mapeadas; além de compartilhar e descobrir informação geográfica, usando mapas e informações geográficas em uma gama de aplicações e gestão de informação geográfica em um banco de dados.

Parte das ações do Projeto Nova Cartografia Social na Amazônia, o curso é uma realização da Uema, por meio do GESEA, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, responsável pelo projeto, que conta com o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PROJETO – O Projeto Nova Cartografia Social na Amazônia, iniciado em 2011, abrange todos os estados situados no Bioma Amazônia, tendo por objetivo promover o mapeamento social de 27 comunidades tradicionais da região e o fortalecimento da rede de pesquisa envolvida no projeto.