Presidente Abed ministra palestra sobre EaD no UemaNet

Por em 24 de julho de 2012

Na última segunda-feira (23), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), recebeu o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Fredric Litto, que na ocasião, ministrou a palestra “Rumos da EaD no Brasil”.

Estiveram presentes o vice-presidente e a secretária executiva da Abed, Marcos Formiga e Beatriz Marthos, respectivamente.

Na oportunidade, Frederic Litto afirmou que até mesmo os cursos presenciais deveriam incluir pequenas atividades a distância. Segundo ele, “todas as pesquisas mostram que, em cursos de e-Learning ou via internet, a aprendizagem é mais consistente e permanente do que no sistema tradicional”.

E continuou: “No presencial, quem é dono do show? O professor! É uma comunicação unilateral – o docente fica à frente escrevendo na lousa, domina a conversação, mostra sua inteligência, sua experiência. O pior ambiente para aprendizagem é quando se tem um papel passivo”.

O presidente da Abed completou: “O perfil do aluno de EaD é diferenciado, sendo iniciativa e autonomia premissas para quem quer fazer um curso a distância. E é importante reconhecer que EaD não é para todo mundo. Há, por exemplo, alunos que são tão inseguros que dependem de um professor, seja para elogios ou cobranças. Quanto mais avançado academicamente for o educando, mais apropriada é a EaD”.