Proexae na SBPC Jovem

Por em 30 de julho de 2012

Durante a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio de seus bolsistas, realizou a exposição de diversos trabalhos científicos na SBPC Jovem.

Os trabalhos que estavam em exposição foram premiados no último Ciência & Vida, evento organizado pelo Programa Darcy Ribeiro. Entre esses estava o do acadêmico do 7º período de Química da Uema, Joaquim Castro, feito sob a orientação do professor do Departamento de Química e Biologia, Antonio Vasconcelos.

A pesquisa intitulada “Identificação de amido como adulterante em leite em pó” observou as fórmulas estruturais dos compostos leite e amido e, utilizando uma metodologia específica comprovou que, das marcas de leite analisadas, existem algumas comercialmente vendidas que não atendem aos regulamentos vigentes pelo Inmetro, contendo amido em sua composição, a exemplo, a marca Itambé.

Segundo Castro, o leite é um produto rico em vitaminas A, B e D e, ao ser adulterado por acréscimo de amido, tem o seu valor nutricional diminuído.

Além do trabalho do acadêmico, participaram efetivamente da SBPC Jovem, por meio da exposição de trabalhos, os alunos do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês. Veja abaixo os títulos das pesquisas desenvolvidas por esses estudantes: