Professora da Uema apresenta trabalho em Congresso em Portugal

Por em 13 de julho de 2012

A professora Lucimeire Barbosa, do Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti), apresentou, na tarde dessa quinta-feira (12), o trabalho científico “A modernidade cultural atravessa o Parnaíba: memória das normalistas timonenses da Escola Normal Antonino Freire – PI",   no IX  Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, que está sendo realizado em Lisboa-Portugal.

A professora Lucimeire

O Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação é promovido pela Secção de História da Educação (Portugal) e pelo GT de História da Educação da AMPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e pela Sociedade Brasileira de História da Educação (Brasil).

O evento acontece na Universidade de Lisboa, entre os dias 12 e 15 de julho de 2012, e tem como tema central: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. É destinado a Investigadores, professores, alunos de pós-graduação e outros profissionais que se dedicam ao estudo de temáticas relacionadas com a história da educação, em Portugal e no Brasil.

EIXOS TEMÁTICOS

1. Espaços, tempos, quotidianos, sociabilidades escolares;

2. Instituições escolares: projetos, identidades, organização, atores;

3. Rituais, símbolos, festas escolares;

4. Os professores e a sua formação: da arte de ensinar às ciências da educação;

5. Políticas educacionais, discursos pedagógicos, autobiografias;

6. Leitura e escrita: rituais, materialidades;

7. Património e museologia educativa: mobiliário, equipamento, materiais didáticos, iconografia;

8. Testemunhos orais e memórias da educação;

9. A historiografia da educação: contributos teóricos, abordagens metodológicas, fontes;

10. Internacionalização, circulação e comparação: sistemas, currículos, pedagogias.