Uema assina termo de cooperação técnico-científica com o TCE-MA

Por em 31 de julho de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) assinou, na manhã desta terça-feira (31), um Termo de Cooperação Técnico-Científica, no qual se propõe a colaborar com a viabilização dos projetos e atividades voltadas para a educação a distância com foco no aperfeiçoamento das ações de controle externo exercido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A assinatura aconteceu no Plenário Conselheiro Newton de Barros Bello Filho, do TCE-MA, contando com a participação do reitor José Augusto Silva Oliveira e do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; do presidente e do vice-presidente do Tribunal de Contas do Maranhão, respectivamente Edmar Serra Cutrim e Yêdo Flamarion Lobão; além de outros membros das duas entidades celebrantes do Termo.

O foco do acordo, inicialmente, é a qualificação de 1200 gestores públicos de todo o estado, por meio de cursos a distancia que serão ofertados pela Uema, através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

Em síntese, segundo o diretor-geral da Escola de Contas do TCE/MA, Antonio Blecaute Costa Barbosa, o que se pretende é tornar esses servidores aptos a operacionalizar um Sistema de Auditoria Eletrônica, a ser implantado no TCE-MA, que garantirá ainda mais a transparência na gestão pública e o controle social.

Para o presidente do TCE-MA, Edmar Serra Cutrim, o acordo “trata-se de um salto para o futuro de nosso Tribunal rumo a um controle cada vez mais efetivo dos gastos públicos, em sintonia com o clamor da sociedade e com as exigências de nossa missão constitucional. Um salto que não seria possível sem a generosidade e elevado espírito público da Universidade Estadual do Maranhão”, declarou.

Por ocasião da assinatura, o reitor José Augusto Silva Oliveira agradeceu ao TCE-MA pela confiança depositada na Uema, ressaltando ainda toda a expertise do UemaNet em educação a distância, e assegurando que a sociedade maranhense é quem mais ganhará com a parceria agora firmada entre as duas instituições públicas.