Uema marca presença na abertura da 64ª SBPC

Por em 23 de julho de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), representada pelo reitor José Augusto Silva Oliveira, participou da abertura da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na noite de ontem (22), na Concha Acústica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Prestigiando o evento, também estiverem presentes outros professores da Uema, a exemplo dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; e de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira.

Com o tema "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza", a 64ª SBPC, que acontece até a próxima sexta-feira (27), traz como principais assuntos a serem debatidos a economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, entre outros.

A mesa de abertura da reunião foi composta por diversas autoridades, entre as quais o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a presidente da SBPC Nacional, Helena Nader; o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; a secretária de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, representando o Governo do Estado do Maranhão; o vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2011, Daniel Shechtman; entre outros.

Em sua fala, a presidente da SBPC Nacional, Helena Nader, manifestou sua satisfação em abrir mais uma edição dessa reunião, que é o principal evento de pesquisas e estudos científicos do país. Segundo ela, “é uma honra estarmos nesta cidade com um rico acervo arquitetônico e 400 anos de história para comemorar”, declarou.

A abertura da 64ª SBPC também teve seu momento de homenagem ao maranhense e primeiro Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia do Brasil, Renato Archer. Por ocasião do reconhecimento, o vice-reitor da UFMA, Antonio Oliveira, entregou a Júlio Archer, irmão do cientista, uma placa em homenagem ao grande incentivador da ciência e tecnologia.

A programação da noite contou ainda com várias apresentações culturais, com destaque para as Caixeiras do Divino e para o Bumba Meu Boi de Santa Fé.