Uema mobiliza comunidade acadêmica para reformular suas normas gerais de ensino de graduação

Por em 17 de julho de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio de uma comissão legalmente constituída, está convocando toda comunidade acadêmica a dar sua contribuição com o propósito de reformular as Normas Gerais de Ensino de Graduação da instituição.

A ideia é que todos os diretores dos campi reúnam com seus alunos e docentes a fim de elaborar propostas que venham integrar um documento final que será redigido pela comissão e, posteriormente, encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Universitário (Consun) – órgãos responsáveis pela apreciação e aprovação das normas.

Sob a presidência da professora Lúcia Maria Saraiva de Oliveira, a comissão tem ainda como membros as professoras Luzinete Rodrigues Lopes, Lígia Almeida Pereira Costa, Maria de Fátima Serra Rios, Francisca Neide Costa e Andréa de Araújo. A equipe conta também com a participação do aluno Igor Thiago Silva de Souza, representante da classe estudantil.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, a comunidade acadêmica da Uema já tem atendido ao chamado para dar sugestões acerca da reformulação das normas. Mas é preciso mais engajamento por parte de todos os Centros de Estudos Superiores para que o documento final contemple efetivamente as necessidades da universidade.

Atualmente, as normas que regem o Ensino de Graduação na Uema datam do ano de 2003  (Resolução n° 423/2003 – aprovada pelo Consun). Nestes últimos 9 anos, muitas mudanças ocorreram na instituição, a exemplo da criação do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) e do Programa Darcy Ribeiro, os quais não são contemplados nas normas vigentes.

Por conta do lapso temporal, outras importantes ações da universidade precisam ser incluídas nas Normas Gerais de Ensino de Graduação. Por isso, há necessidade da reformulação e do envolvimento de todos os interessados.

Encaminhem suas sugestões para a Coordenação Técnico-Pedagógica (CTP). Outras informações ligue: (98) 3244 – 3820.