Uema participa do Fórum Nacional Consecti Confap

Por em 24 de julho de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença, na tarde de ontem (23), na abertura do Fórum Nacional Consecti Confap, que prossegue até quarta-feira (25), no Hotel Luzeiros – Ponta do Farol.

O evento Nacional do Consecti e Confap reúne secretários estaduais para assuntos de ciência, tecnologia e inovação, e presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e integra a programação da 64ª Reunião Anual da SBPC, realizada pela Ufma, com apoio do Governo do Estado.

Fizeram-se presentes na oportunidade, a governadora Roseana Sarney; o ministro de Ciência e Tecnologia, Antônio Raupp; as secretárias de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Nassar Meireles Guerra; e de Cultura, Olga Simão; o presidente do Consecti, Odenildo Teixeira; o presidente do Confap, Mário Neto Borges; o presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, Luigi Nicolas, o representante do CNPq, Glaucius Oliva, além de representantes das instituições de ensino superior no estado, dentre os quais se destacaram os reitores das universidades Estadual e Federal, José Augusto Oliveira e Natalino Salgado.

Na ocasião, Roseana Sarney ressaltou a relevância do fórum para o estado, que tem mostrado grande interesse e investido nas áreas de Ciências, Tecnologias e Inovação. De acordo com a governadora: “É um grande prazer para o Maranhão sediar esse evento, que mostra o compromisso de todos que aqui estão com o debate científico. O estado passa atualmente por muitas transformações e, mais do que nunca, precisamos investir em tecnologia e incentivar os nossos jovens para que eles possam trilhar um caminho diferenciado e isso somente acontecerá por meio da educação, ciência e tecnologia”.

“O Maranhão está servindo, hoje, de ponto de encontro para a discussão de todas as pessoas responsáveis pelas políticas de ciência e tecnologia no Brasil, além de professores, pesquisadores, representantes de empresas, entre outros. É uma oportunidade para que se possa analisar se as políticas que estamos desenvolvendo estão se ajustando às demandas da população e também pensar novas alternativas para a área”, declarou o ministro Raupp.

Sobre o Fórum e a 64ªSBPC, o professor José Augusto destacou que “é um momento importante para nossas instituições universitárias participarem e contribuírem com o debate. O Maranhão e São Luís, de maneira particular, está vivendo uma semana dedicada à ciência, tecnologia e Inovação, então nada mais oportuno que nós que estamos no estado, que pertencemos as universidades, estejamos cooperando com a construção da Ciência no País”.

Durante o Fórum, a governadora assinou um memorando de entendimentos celebrando a conjugação de esforços entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Confap para a formalização de uma interlocução entre os signatários.

O documento tem por objetivo fortalecer a representatividade das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, por meio do Confap, perante a Capes, para o aprimoramento da Política Nacional de Educação, da educação básica à pós-graduação, e de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O mesmo foi celebrado entre CNPq e o Confap.

Estiveram também presentes no evento as pró-reitoras da Uema, de Graduação (PROG), Maria Auxiliadora Cunha, e de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Vânia Lourdes Martins; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio de Carvalho; além das assessoras da Reitoria  Euda Batista e Maura Cléia de Araújo.