Uema presente na ExpoT&C

Por em 23 de julho de 2012

Nesta manhã desta segunda-feira (23), foram iniciadas as exposições da maior mostra de ciência, tecnologia e inovação das américas, a ExpoT&C. O evento, que é parte da programação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está acontecendo em pavilhões, no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é uma das instituições expositoras. Com o intuito de apresentar suas novas tecnologias, seus produtos e serviços, a instituição conta com 4 estandes, que expõem as atividades  desenvolvidas no Núcleo Geoambiental (Nugeo), no Programa Darcy Ribeiro, no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet) e no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

UemaNet – no estande do Núcleo os visitantes podem conhecer a história do UemaNet, bem como sua importância para o Estado no campo da educação a distância. O Núcleo se apresenta como uma alternativa capaz de reverter o quadro de exclusão social no Maranhão. Para isso, o UemaNet oferece cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e técnicos, todos na modalidade a distância. Os produtos e serviços em exposição no estande são: a lousa digital, também conhecida como lousa interativa, porque visa a uma interatividade maior entre professores e alunos; e a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Ava Moodle.

Nugeo – Nesse estande são apresentados amostras dos

Laboratórios de Geoprocessamento, de Meteorologia e de Recursos Hídricos, que integram o Núcleo Geoambiental. Além da exposição de mapas relativos aos recursos naturais, bem como sobre seus usos e ocupações na cidade de São Luís, estão expostos mapas referentes às bacias hidrográficas, aos biomas e aos tipos de solos existentes no Estado. Há também um desenho esquemático de uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD). De acordo com informações do Nugeo, no Maranhão existem cerca de 23 PCDs, as quais integram as redes nacionais. Essas redes geram produtos tais como: monitoramento de variáveis metereológicas de tempo e clima; previsão diária de tempo, mapas climáticos, entre outros. A finalidade desses produtos é atender demandas junto às instituições públicas e privadas.

Programa Darcy Ribeiro – Estão em exposição uma amostra dos laboratórios multidisciplinares existentes em 23 polos do Programa. O Darcy Ribeiro atende a 186 municípios do Estado, proporcionando um aumento expressivo no quadro de professores capacitados.  Os visitantes do estande podem ter acesso também aos manuais de aulas práticas, destinados ao auxílio dos alunos quando estiverem desenvolvendo atividades em laboratórios. Esses guias servem ainda de canal entre a teoria e a prática científica. No estande há uma novidade: o jogo interativo, que é destinado aos alunos da graduação e da educação básica (ensino fundamental e médio). O jogo é composto por questões elaboradas pelos professores da Uema, nas áreas de Biologia, Matemática, Química, Letras e Física, e, compreende três níveis: básico, intermediário e avançado. O visitante que conseguir vencer o desafio, ganha um prêmio, um chaveiro personalizado da SBPC.

Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) – Expostos no estande do CESC estão: amostras do Laboratório de Genética e Biologia Molecular (Genbimol), do Laboratório de Entomologia Médica, incluindo uma exposição sobre o ciclo biológico do Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, agente causador da doença. Além disso, faz da parte da exposição a Coleção Zoológica do Maranhão, formada por uma coleção didática e por uma coleção científica, que é utilizada como objeto de estudo científico por pesquisadores do Estado ou mesmo de outros estados da federação.

Além da ExpoT&C, a Uema marca presença, por meio de ações empreendidas pela Pró-Reitoria  de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), na SBPC Jovem, voltada aos estudantes da educação básica.  Até a próxima sexta-feira (27), estarão em exposição no estande da Proexae projetos de extensão desenvolvidos por docentes e discentes da Uema. Na manhã de hoje (23) foram expostos os projetos de alunos premiados na última edição do Ciência & Vida, evento promovido pelo Programa Darcy Ribeiro. Veja abaixo o título dos projetos expostos:

*Jogos didáticos aplicados em Química como proposta de revisão para o Enem;

*Fractais: a geometria da natureza;

* A importância da poesia barreirinhense na forma intectual dos alunos da escola João XXIII;

*Manual do professor: um guia prático para o ensino de ciências no 6º ano do ensino fundamental;

*A importância das ações educativo-ambientais para a conservação, preservação e utilização sustentável dos campos naturais após a construção da “barragem do induá” no povoado Mafra, Bequimão – MA.