Uema terá participação efetiva na SBPC

Por em 18 de julho de 2012

A cidade de São Luís, patrimônio cultural da humanidade, sediará, entre os dias 22 e 27 deste mês, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), principal evento de pesquisas e estudos científicos do país.

Com a temática “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, o evento acontecerá no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Um dos objetivos dessa edição da SBPC é contribuir com propostas para o desenvolvimento sustentável do país e, paralelamente, desenvolver políticas públicas voltadas à educação, à tecnologia e à inovação científica.

Para isso, serão discutidos temas como economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), representada por seus alunos e professores, terá participação efetiva nesse grandioso evento e, oportunamente, estará divulgando toda sua produção científica e acadêmica.

Quanto à programação científica, além da Jornada Nacional de Iniciação Científica e das sessões de pôsteres, os docentes e discentes da Uema participarão ativamente de mesas-redondas e minicursos.

A instituição também fará a exposição de seus produtos, por meio da EXPOT&C, considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das américas. A Uema terá 4 estandes, que apresentarão as atividades  desenvolvidas no Núcleo Geoambiental (Nugeo), no Programa Darcy Ribeiro, no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet) e no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), além da exposição dos programas de pós-graduação da universidade, demonstrando sua contribuição para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

Segundo o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Uema, professor William Cardoso, a PPG não tem medido esforços para garantir o sucesso do evento. “Estamos participando ativamente para a realização da Reunião, e, pelo fato de acontecer em nossa cidade, temos o privilégio de divulgar nossos produtos sem sair de casa”, comentou Cardoso.

Durante o evento, serão oferecidas 61 conferências, 66 mesas-redondas, 48 minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, sessões de pôsteres e encontros para a discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

Para mais informações sobre a Reunião Anual da SBPC, acesse: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis.