Atividades da IV Semana de Música da Uema começam amanhã

Por em 27 de agosto de 2012

O Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizará, amanhã (28), à noite, a solenidade de abertura das atividades da IV Semana de Música da Instituição, a partir das 18h, na Catedral Metropolitana – Igreja da Sé, localizada no Centro Histórico.

A cerimônia contará com a participação do reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; da diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; da diretora do Curso de Música, Maria Goretti Cavalcante, além de estudantes e profissionais renomados da área da música.

Como parte integrante da solenidade de abertura, haverá a apresentação de peças musicais, com o “Vollklang” de Thomas Kupsch (Marabrás) e, ainda, a participação do Coral da Uema, sob a regência de Ciro de Castro, Thinael e Christoph Kustner, e do grupo Madrigal Capela Brasileira.

Em sua 4ª edição, o evento abordará a temática “São Luís 400 anos: tradição, modernidade e inspiração”, e tem como objetivo despertar na comunidade acadêmica a importância de se reconhecer a função social da música na configuração dos estados culturais, considerando o tempo e os espaços históricos na organização social do ludovicense.

A programação da Semana conta com oficinas, mesas redondas, comunicação de trabalhos, e com a videoconferência “Experiências com E-learnig”, ministrada pelo professor da Universidade Diusburg/Essen da Alemanha, Thomas Bienengräber.

Ao todo, serão quatro dias de atividades, que serão desenvolvidas no prédio do Curso de Arquitetura – Centro Histórico, e no Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) –  Campus Paulo VI.

A noite do terceiro dia do evento será marcada pelo lançamento do caderno de partituras “Choros Maranhenses”, organizado por Zezé Alves. Para encerrar as atividades, será realizado, no dia 31 deste mês, no auditório do prédio de Arquitetura, o concerto com a banda Infinity Jazz, sob a regência de Jim Haward III.

VEJA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:

Dia 28/08/2012

15h00  – CREDENCIAMENTO: Secretaria do Curso – Prédio da Arquitetura – Rua da Estrela.

18h00 –  CERIMÔNIA DE ABERTURA

Catedral Metropolitana – Igreja da Sé.

Apresentação Musical – “Vollklang” de Thomas kupsch  ( Marabrás)

Madrigal Capela Brasileira – Missa de Elpídio Pereira.

Regente: Ciro de Castro.

Coral UEMA

Regentes: Ciro de Castro, Thinael e Christoph Kustner.

OFICINAS

Dias 29, 30 e 31 /08/2012 – 08h30 às 11h30

Espaços no Centro Histórico de São Luís

1 Oficina de Atividades Lúdico-Musicais  – Carlos Kater

2 Percussão- Rogério Leitão

3 Guitarra – Rogério Carvalho

4 Canto Coral – Ciro de Castro

5 Improvisação – Diórgenes Torres

6 Piano – Christoph Küstner

7 Violão – Ricieri Zorzal

VÍDEO CONFERÊNCIA

Dia 29/08/2012 – 14h00 às 15h00

Experiências com eLearning (Prof. Dr. Thomas Bienengräber, Universidade de Diusburg/Essen, Alemanha.

Campus Paulo VI / UEMANET

OFICINA: 15h30 às 18h00

Tecnologias da informação e comunicação na educação musical: ferramentas para o ensino e aprendizagem a distância. – Risaelma Moura

Campus Paulo VI / UEMANET

MESA REDONDA

Dia 30/08/2012 –  14h00 às 16h00

Auditório do prédio da Arquitetura

"O uso dos aspectos culturais nas aulas de música".

Coord. Prof. Esp. João Pedro Borges

Prof. Pós-Dr. Carlos Kater

Prof. Dr. Sergio Ferreti

Prof. Dr. Alberto Dantas

Prof. Esp. João Pedro Borges

Prof. Esp. Joaquim Santos

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS

Dias 31 / 08 / 2012 – 14h00 às 18h00

Espaços no Centro Histórico de São Luís

LANÇAMENTO

“CHOROS MARANHENSES” – Caderno de Partituras.

Zezé Alves (Organizador)

Dia 30/08/2012 – 18h00

Prédio da Arquitetura

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Dia 29 / 08 / 2012 – 18h10

Mauro Sérgio Trio

Auditório da UEMANET

19: 00 horas –  Oratório Popular – “ A lenda da serpente”.

Companhia de Música Bumba Ópera.

Regente: Gustavo Correia.

Auditório do CECEN Campus Paulo VI

Dia 30 / 08 / 2012 – 19h00.

Show de Músicas maranhenses

Estudantes do Curso de Música da UEMA

Auditório do Prédio da Arquitetura

Dia 31 / 08 / 2012 – 19h00.

ENCERRAMENTO

Concerto da Infinity Jazz Band