CCSA realizou solenidade de acolhimento a novos doutores

Por em 10 de agosto de 2012

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de ontem (09), em seu auditório a solenidade de acolhimento aos novos doutores do Curso de Administração da Uema.

Entre os oitos homenageados estavam, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, e os professores Ilmar Polary, João Augusto Ramos Silva, Antônio Roberto Serra, Irlany Regina Moraes Novais, Gilson Martins de Mendonça, Vera Lúcia Bezerra Santos e Samuel de Miranda Melo Júnior.

Ainda participaram da solenidade o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; o conselheiro e professor do Centro, Protásio César dos Santos; o conselheiro e professor Francisco Pinto Silva; o presidente da Apruema, Mivaldo de Oliveira, e a secretária do Conselho de Centro, Luciane Ferreira.

O Curso de Doutorado em Administração em questão, um dos mais antigos e bem avaliados do país, é fruto de um convênio interinstitucional (Dinter) firmado entre Uema e FGV, aliás, um dos primeiros nessa modalidade realizado pela instituição.

O professor Protásio César dos Santos fez a fala inicial para os homenageados e afirmou que, “fazer doutorado é um trabalho solitário, de busca de conhecimento e crescimento intelectual, é a realização dos sonhos que sonhamos”. E complementou: “É a partir de agora, que esses novos avanços científicos alcançados vão ser cobrados, em uma construção constante de novos conhecimentos.”

O diretor do CCSA, José Antônio Ribeiros de Carvalho, mencionou “é motivo de alegria celebrar essa homenagem aos novos doutores, e chamo a atenção para os desafios e o comprometimento em relação à nossa Instituição, sobre a necessidade de mais projetos e conhecimentos para a academia, quero parabenizá-los e, neste caso, enfatizar a necessidade de intercâmbio desses novos saberes”.

O homenageado e vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, disse “além da homenagem aos novos doutores, digo que a Uema também é merecedora deste momento, pois em quatro anos conseguiu empreender e qualificar seu quadro de docentes, investindo nessa formação. Temos consciência da nossa responsabilidade, em aumentar o número de pesquisas e avançar na pós-graduação “stricto sensu”, e não haverá de nos faltar entusiasmo para cumprir essa missão que nos aguarda”.

E concluiu: “o conhecimento é feito de descobertas diárias. Avançamos no todo, no coletivo, nessa construção todos os tijolos foram importantes e, junto à nossa alegria, está a nossa consciência da responsabilidade para fazer a diferença, contribuindo com cada momento novo a ser vivido nesse centro e nessa Universidade. A felicidade é mais intensa quando compartilhada com todos”.