CCT inicia primeira disciplina do Curso de Especialização em Engenharia de Planejamento de Empreendimento com ênfase em Petróleo e Gás

Por em 8 de agosto de 2012

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início à primeira disciplina do Curso de Especialização em Engenharia de Planejamento de Empreendimento com ênfase em Petróleo e Gás, intitulada “Introdução à Engenharia de empreendimentos da cadeia produtiva do Petróleo e Gás”, ministrada pelo professor Wellington de Assunção.

O Curso de Especialização em Engenharia de Planejamento de Empreendimento é uma parceria entre a Uema e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e financiado pela Petrobrás.

O Curso objetiva a qualificação de profissionais da área de Engenharia no atendimento aos empreendimentos no setor da Indústria de Petróleo e Gás. Os alunos aprovados participaram do 6º ciclo de seleção pública do Prominp, que ofereceu mais de 11 mil vagas em cursos gratuitos voltados para o setor de petróleo e gás em diversos estados, além do Maranhão.

O Prominp foi instituído pelo Governo Federal através do Decreto nº 4.925, do dia 19 de dezembro de 2003, com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior.

Uma das principais rotas de atuação do Prominp diz respeito à Qualificação Profissional. Tendo em vista o aumento expressivo dos investimentos do setor de petróleo e gás natural nos últimos anos, vem crescendo também a necessidade de profissionais devidamente qualificados para atender as demandas geradas pelos empreendimentos previstos, tanto na fase de construção civil, como nas fases de construção e montagem, engenharia e manutenção da operação.

O Curso de Especialização tem a participação de 30 profissionais da área em questão e conta com a duração de 376h, divido em três módulos, sendo que o 1º módulo terá um conjunto de 5 disciplinas, o 2º módulo conterá 6 disciplinas e o 3º modulo será composto por 4 disciplinas. Ao final, o aluno terá que desenvolver o TCC para conclusão do curso.

A Uema está contribuindo com o Programa para a formação de profissionais que venham atender uma demanda futura no setor de Petróleo e Gás. Segundo o professor Wellington de Assunção, “o Curso é resultado de um planejamento de professores do CCT, no qual submeteram o projeto desenvolvido ao Prominp e que foi aprovado no intuito de qualificar pessoas a atuarem nos empreendimentos do setor de Petróleo e Gás”.

De acordo com o coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Planejamento de Empreendimento, professor Fernando Jorge Demétrio Cutrim, “o apoio financeiro do Prominp é de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades do Curso, bom para os professores e para os alunos dessa 1ª turma, o objetivo é preparar os profissionais para o campo de trabalho, qualificando-os para a nova demanda do Estado do Maranhão, na área de Engenharia”.