Cessin comemora 15 anos educando maranhenses


Por em 17 de agosto de 2012



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na última quarta-feira (15), uma bonita festa de aniversário do Centro de Estudos Superiores de Sant Inês (Cessin).

A solenidade comemorativa, que aconteceu no prédio do centro, contou com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira; do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; da secretária de Educação do Município, Graça Santana, representando o prefeito Roberth Bringel; do coordenador geral do UemaNet, Roberto Serra; da diretora do Cessin, Núbia Begê; e dos diretores dos cursos de Letras e Pedagogia, Paulino Sousa; de Enfermagem, Eliane Araújo; da chefe de departamento, Elciane Araújo; e da vice-prefeita licenciada, Maria da Paz Lima.

O professor José Augusto, ao se dirigir à comunidade acadêmica e convidados, durante a cerimônia, disse que o Cessin tem desenvolvido um grande trabalho e prestado relevantes serviços à sociedade maranhenses, em especial, à região do Vale do Pindaré. “Todos sabem o quanto este centro tem contribuído para esta região e para o estado. Por isso, temos que  agradecer nossos professores, estudantes e funcionários por termos chegado até aqui, eles são a razão de ser dos 15 anos do Cessin”, ressaltou o reitor.

A secretária de Educação, Graça Santana, satisfeita com os resultados do MEC, com relação ao modelo de ensino aplicado no município, explicou: “Quero manifestar minha gratidão por Santa Inês pela avaliação do Governo Federal no Ideb, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi 4.2. E o Cessin, em parte, foi o grande responsável por isso”, disse a secretária.

Já a diretora do centro, Núbia Begê, abordou uma temática que trata da prestação de contas. “Acreditamos que o evento é importante não somente para divulgarmos as ações do Cessin, mas também como forma de prestação de contas dos trabalhos realizados nesses 15 anos junto à comunidade, quando a instituição se preocupou com a educação, saúde, meio ambiente, cultura, drogas, história e memória da região”.

Nessa década e meia, o Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin), formou 4.788 alunos por meio dos cursos de Pedagogia, Letras e Enfermagem; do Programa Magistério 2001 e do Programa de Qualificação de Docentes. Atualmente, o centro atende uma clientela de 807 alunos, sendo eles 550 dos cursos regulares e 257 a distância.

Desenvolve vários projetos de extensão e pesquisa nas áreas de educação e enfermagem, assim como pós-graduação, através de cursos de especialização, com a participação de egressos e entes da comunidade.

O Cessin tem em seu quadro docente 33 professores, desses, 3 doutores, 13 mestres (6 doutorandos) e 17 especialistas (2 mestrandos), bem como 22 professores especialistas seletivados. Atende, além de Santa Inês, os municípios de Igarapé do Meio, Bom Jardim, Zé Doca, Bela Vista do Maranhão, Pio XII, Santa Luzia, Pindaré, Monção, Tufilândia, e Alto Alegre do Pindaré.

A programação, que contou com discursos de professores, de alunos, de ex-alunos, e do professor César Choairy, representando os ex-diretores, Maura Cléia, Tácito Pinho, Júlio Galvão, Gedite Tavares, e Edith Sampaio; houve também homenagens, com a entrega de placas a personalidades que contribuem e contribuíram com o crescimento do centro; apresentação de vídeos com depoimentos sobre o Cessin, e finalizou com uma atração musical, apresentada pelo cantor Vaz e Banda.



Últimas Postagens