Curso de Arquitetura e Urbanismo realizará Simpósio Internacional sobre Mobilidade Urbana

Por em 2 de agosto de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizará, no período de 3 de agosto a 9 de novembro, o Simpósio Internacional sobre Mobilidade Urbana, que acontecerá no prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Em homenagem aos 400 anos que a cidade de São Luis completará em setembro, o simpósio abordará o título “Mobilidade Urbana Sustentável: é preciso circular pelos 4 (centos) cantos da cidade”, um presente à comunidade acadêmica e aos seus cidadãos que anseiam por discussões sobre este tema.

Com uma abordagem mais ampla, o evento levará aos participantes visões que possam despertar a urgência por necessidades de mudanças no planejamento do trânsito e do transporte urbano, envolvendo acessibilidade e meio ambiente. Esta discussão, partindo do meio universitário, pode repercutir de forma positiva nas ações futuras para a cidade.

Às vésperas da implantação do Plano de Mobilidade para o Centro da Cidade de São Luis, promovido pela Prefeitura Municipal e financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC/Cidades Históricas), intensifica-se a necessidade de discussões sobre o tema “Mobilidade Urbana”.

Bem como, não se pode deixar de mencionar a importância deste evento para aproximar os estudantes ao tema, uma vez que fornecerá discussões em torno do conhecimento técnico específico e do questionamento da realidade urbana atual. Ambos os instrumentos são fundamentais na formação de um profissional consciente e comprometido com a sociedade em que está inserido.

O Simpósio acontecerá uma vez por mês ao longo do segundo semestre de 2012, totalizando 4 sessões, cada uma com palestras realizada em forma de mesa redonda , que será composta por um coordenador, um palestrante e um debatedor. Serão feitas discussões técnicas enfocando temas sobre mobilidade: trânsito, transporte, acessibilidade e meio ambiente

A primeira sessão será realizada nesta sexta-feira (3), às 18h30m, com a palestra e mesa redonda previstas para as 19h. Os temas serão: “Mobilidade como critério fundamental do desenvolvimento urbano sustentável” e “Planejamento e projetos urbanos para mobilidade”,  ministrados pelo professor Rui Ramos  (Universidade do Minho, Braga – Portugal), debatido pelo professor Gustavo Marques (Uema) e coordenado pelo professor Alex Oliveira (Uema).

Mais informações sobre como participar do Simpósio podem ser obtidas pelo telefone (98) 3222 61 62.